Oficina Portugal Participa
Processos participativos locais na Nicarágua – Democracia Participativa para a convivência, o desenvolvimento e bom governo

4 de dezembro de 2015, 10h00, CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Enquadramento

A Acção Comparte é um projecto que tem como objectivo promover a democracia participativa como caminho para melhorar a convivência cidadã, a governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável local. É um projecto promovido e coordenado pela Universidade Autónoma de Nicarágua e financiado pela União Europeia, contando no entanto com parcerias locais como o Ayuntamiento de Rivas Vaciamadrid (Espanha), a Fundación Desarrollo y ciudadanía (Nicarágua) e a Associação In Loco (Portugal), para além de inúmeras entidades colaboradoras.

Pela Acção Comparte desenvolve-se uma investigação para diagnosticar processos de participação cidadã nicaraguenses, estudo que permitirá identificar, junto das autoridades locais e organizações da sociedade civil, as estruturas de participação a nível local e a sua incidência na convivência, desenvolvimento sustentável e no bom governo. Isto culminará num catálogo de Boas Práticas Internacionais bem como na elaboração de material formativo destinado a autoridades e organizações da sociedade civil, fortalecendo as estruturas locais para a concretização de processos participativos.

O intercâmbio internacional de conhecimentos e experiências envolvendo entidades sociais e colaboradoras da Acção Comparte em Portugal, Espanha e Brasil, permitirá reforçar os conhecimentos adquiridos pela investigação realizada. Neste sentido, decorrerá em Portugal e Espanha  uma missão de uma equipa da Universidade Autónoma de Nicarágua que permitirá divulgar os resultados da investigação diagnóstico realizada e também aferir algumas boas práticas em diferentes contextos nos dois países. O Comparte se alia ao Projecto Portugal Participa, portanto, com o intuito de partilhar resultados da investigação desenvolvida e, à semelhança das habituais oficinas Portugal participa, criar um espaço de reflexão e de partilha aberto a todos, sobre as temáticas da participação cidadã.

A oficina é realizada no âmbito do Projeto Portugal Participa, coordenado pela Associação In Loco, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e as Câmaras Municipais de Cascais, Funchal, Odemira e Porto. O financiamento do projeto cabe à Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto entidade gestora do Programa Cidadania Ativa, com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein através do EEA Grants.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através deste formulário online

Telef. 289 840 860 | portugalparticipa@in-loco.pt

> Imprimir esta página