Seminário intercalar do projeto HOU$ING

14 de setembro de 2022, 10h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

O direito a uma habitação adequada, consagrado na Constituição da República Portuguesa no seu Artigo 65º, é inseparável do direito à vida e constitui a base de outros direitos humanos. No entanto, nos últimos anos, este direito tem vindo a ser colocado em causa pela crescente transformação da habitação em investimento financeiro. Ou seja, a habitação tem vindo a ser concebida como um meio para obtenção de elevada rendibilidade através do arrendamento de curta duração ou a venda.

O projeto de investigação HOU$ING - Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas, financiado epla  Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/PSI-GER/0269/2021). pretende estudar a relação entre a ascensão dos mercados, atores e motivações financeiras – por outras palavras, a financeirização – e o acesso à habitação, focando-se na análise das representações sociais e das práticas associadas à habitação nas principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto.

Este seminário intercalar do projeto organiza-se em torno de dois principais objetivos:

1 - Apresentar os resultados preliminares e principais conclusões.

2 - Promover uma discussão aberta em torno das inter-relações entre crise(s) e habitação, e os impactos das diferentes discriminações ao nível psicológico, social e político.

O seminário é dirigido a estudantes, investigadores/as e profissionais, mas também aberto à comunidade em geral interessada nas temáticas. Inscrição gratuita, mas obrigatória

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom. A inscrição é obrigatória, mas gratuita, estando, no entanto, limitada ao número de vagas disponíveis.

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate.

A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.