Início | O que é o Fórum | Programa | Comentários/sugestőes | Participantes | Contactos | Links úteis | Apoios | Informações úteis

O papel das escolas na nossa sociedade tem-se tornado cada vez mais complexo. O novo contexto social decorrente da nossa integração na União Europeia, de processos migratórios e da crescente globalização exigem uma maior flexibilização e abertura do processo e comunidade educativas. A Educação para a Cidadania tem um papel importante a desempenhar nas nossas escolas se aspirarmos a sociedades mais justas e solidárias na sua multiculturalidade. Segundo as directivas de instituições Europeias, nomeadamente do Conselho da Europa, a abertura e cooperação entre a escola e a comunidade local é uma das estratégias essenciais para que a “nossa cidadania” seja uma cidadania verdadeiramente democrática, solidária, activa e intercultural.

Assim sendo, e pretendendo aprofundar o papel da educação na “formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários” (Lei de Bases do Sistema Educativo, 1986, art. 2º, ponto 4), a reforma curricular de 2001 atribui à Educação para a Cidadania um papel central e transversal no sistema educativo português. No âmbito de espaços educativos criados para concretizar estes objectivos (como por exemplo, Área Escola na reforma de 1989 e, actualmente, Área de Projecto), professores/as e alunos/as têm desenvolvido projectos inovadores, aos quais pretendemos dar visibilidade.

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra pretende assinalar “2005, Ano Europeu da Cidadania Através da Educação” organizando este Fórum-Projectos, que visa dinamizar uma exposição de projectos na área da cidadania e interculturalidade realizados por alunos/as e professores/as, preferencialmente em parceria com entidades das respectivas comunidades locais. Pretende-se, também, dinamizar debates e grupos de discussão em torno de problemáticas ligadas à interculturalidade e à cidadania democrática e activa, no âmbito local, nacional, europeu e global. Pelo formato ‘híbrido’ deste evento, tencionamos aliar a teoria à prática.

Assim, o CES pretende acolher e dar visibilidade a projectos educativos realizados pelas escolas, e não só, também àqueles da iniciativa de associações e organizações com empreendimentos pedagógicos entre a juventude.

Deste modo, não só as escolas, como também organizações cívicas, associações de pais, organizações não governamentais e autoridades locais são convidadas a participar neste evento, partilhando os seus projectos, a sua experiência e conhecimento no que diz respeito à educação para uma cidadania activa, solidária e intercultural.

Este FORUM pretende atingir os seguintes objectivos:

• Ser um espaço de troca e partilha de experiências e boas práticas na área da educação para a cidadania e interculturalidade;
  • Discutir o tema da cidadania e o papel da educação para a cidadania nas escolas e nas comunidades locais, através da realização de seminários e mesas redondas;
  • Permitir uma maior aproximação entre as escolas e a comunidade local, regional e/ou nacional;
  • Ser um espaço de aprendizagem e participação cívica para os/as alunos/as que apresentem os seus projectos;
  • Permitir que futuras colaborações e parcerias sejam estabelecidas.

Este evento pretende ter impacto não só na região de Coimbra, onde terá lugar, como também a nível nacional. Assim, instituições de todo o país são convidadas a participar de forma a que o intercâmbio entre escolas, e entre estas e a comunidade, resulte em práticas mais produtivas e abrangentes, passando a fazer parte integrante do processo educativo.

Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087, 3001-401 Coimbra, Portugal