PT | EN

Aula Magistral
Meditações anti-cartesianas. O primeiro antidiscurso da modernidade
Enrique Dussel

10 Abril de 2008, 16h00, Sala de Seminários do CES (2ºPiso)

Entrada livre

Apresentação:

Enrique Dussel, filósofo argentino, é um dos maiores expoentes da Filosofia da Libertação e do pensamento crítico latino-americano. O seu trabalho tem incidido sobre temas como filosofia, política, ética e teologia. Assumindo uma atitude crítica face ao pós-moderno, tem vindo a desenvolver, em diálogo com outros académicos, uma perspectiva mais ampla de diálogo intercultural que designa de transmodernidade.
Actualmente é Professor de Ética (Departamento de Filosofia da Universidade Autónoma Metropolitana/Iztapalapa e na UNAM - México), sendo também o Coordenador da Associação de Filosofia e Libertação (AFYL). Enrique Dussel tem sido também um professor convidado e palestrante em várias universidades do mundo.

Enrique Dussel tem uma extensa obra publicada (mais de 40 livros em espanhol, muitos dos quais traduzidos em várias línguas), sendo de destacar:

Para Una Ética De La Liberación Latinoamericana (2 Vol.);
Método para una Filosofía de la Liberación;
Introducción a una filosofía de la liberación Latinoamericana
1942 El encubrimiento del otro. Hacia el origen del "mito de la modernidad"
The underside of modernity: Apel, Ricoeur, Rorty, Taylor and the philosophy of liberation