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Cultura, Corpo e Comércio:
Tendências socioculturais relacionadas com a estética e o bem-estar.

Carlos Fortuna

  • texto...Nota Introdutória
  • 1 Transformações socioculturais relacionadas com o consumo e o comércio nos domínios da estética da saúde e do bem-estar.   (5)
    • 1.1 Nota de apresentação   (6)
    • 1.2 Introdução   (8)  
      
  • Caracterização e tendências da actividade comercial, dos serviços e dos produtos relacionados com a estética, a saúde e o bem-estar.   (21)
    • 2.1 Actividade comercial   (22)
      • 2.1.1 Os movimentos da grande distribuição    (23)
        • 2.1.1.1 Higiene, perfumaria, cosmética e parafarmácia   (23)
        • 2.1.1.2 Alimentação light e biológica   (27)
      • 2.1.2 Transformações no retalho especializado em higiene e beleza   (29)
        • 2.1.2.1 Novos formatos comerciais: as megaperfumarias e as parafarmácias(29)
        • 2.1.2.2 Reacção das perfumarias e farmácias tradicionais   (40)
        • 2.1.2.3 Renovação e hiper-especialização   (41)
      • 2.1.3 Transformações no retalho especializado em desporto   (44)
        • 2.1.3.1. Novos formatos comerciais: as "grandes superfícies de atigos desportivos"   (44)
    • 2.2 Serviços   (53)
      • 2.2.1 Ginásios de manutenção física   (53)
      • 2.2.2 Institutos de Beleza   (59)
      • 2.2.3 Clínicas de Cirurgia Estética   (63)
      • 2.2.4 Ateliers de tatuagens e piercings   (69)
    • 2.3 Produtos   (71)
      • 2.3.1 Inovações tecnológicas e Estilização   (71)
      • 2.3.2 Multifuncionalidade   (79)
      • 2.3.3 Medicalização e Cosmetização   (83)
      • 2.3.4 Regresso à Natureza   (88)
      • 2.3.5 Prazer e bem-estar   (91)
      • 2.3.6 Feminino, masculino, unisexo   (94)
      • 2.3.7 Personalização   (98)
         
  • 3. Mercados Emergentes   (101)
    • 3.1 Os homens   (104)
    • 3.2 O boom sénior   (109)
    • 3.3 As crianças e os adolescentes(112)
    • 3.4 Consumo étnico   (116)
       
  • 4. Conclusões   (119) 
  • Glossário   (129)