Outras publicações

< Anterior   Seguinte>

Tracing Technologies. Prisoners' Views in the Era of CSI

Helena Machado e Barbara Prainsack
Editora Ashgate (junho de 2012)

A tecnologia de DNA ganhou estatuto de verdadeiro herói das séries televisivas sobre investigação criminal. Ciência, cultura e ficção interrelacionam-se, projetando imaginários diferentemente apropriados por grupos sociais diversos. Este livro, da autoria de Helena Machado (Universidade do Minho, Portugal) e Barbara Prainsack (Brunel University, Reino Unido) aborda, em particular, as visões de reclusos sobre as tecnologias de identificação de autores de crimes, em dois países - Áustria e Portugal. Partindo de uma abordagem da história social, política e regulatória da introdução e expansão de tecnologias e bases de dados para investigação criminal, as autoras analisam as narrativas de condenados à luz de perspectivas informadas pela Sociologia, Ciência Política, Estudos Sociais de Ciência e Criminologia.

Edição no âmbito do projeto “Base de dados de perfis de ADN com propósitos forenses em Portugal - questões actuais de âmbito ético, prático e político”.

O lançamento público terá lugar a 6 de julho de 2012, na Universidade de Brunel. http://www.brunel.ac.uk/news-and-events/events/conference/ne_163672