Religiões transnacionais: Uma perspectiva comparada
Organizador:
Ramon Sarró. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Apresentação:

Nos últimos anos, as pesquisas dedicadas ao transnacionalismo têm abordado um vasto conjunto de temas, sem no entanto terem dado a devida atenção aos desafios que representa a pluralidade religiosa do chamado ‘mundo global’. Por exemplo, em contextos onde a sociedade dominante tem uma religião diferente dos grupos minoritários ou imigrantes, como é que essa discrepância facilita ou dificulta a integração desses grupos? Este painel propõe examinar comparativamente o papel da religião nos processos migratórios e de inclusão e exclusão culturais e sociais. As questões centrais que procuraremos ver reflectidas ao longo deste painel são: (i) em que condições e de que formas é que o contexto dominante ‘molda’ as práticas culturais e religiosas dos imigrantes e das minorias étnicas?; (ii) em que condições e de que formas é que a religião enquanto prática sócio-cultural se relaciona com as identidades étnicas ou colectivas?; e (iii) contribuirão as realidades étnicas e religiosas minoritárias para a transformação da esfera pública ?


Sessão I

Moderador: Ramon Sarró

Relator: José Manuel Fraga Mapril (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

- “Consciências transnacionais e diaspóricas entre muçulmanos na Europa: os agentes”
Nina Clara Tiesler (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

Mediante extractos de entrevistas e uma analíse discursiva mostra-se neste trabalho que no amplo âmbito do tema „Muçulmanos na Europa“, o papel fulcral na formação de „consciências diaspóricas“ ou „transnacionais“ reside efectivamente dos investigadores ( maioritariamente não-muçulmanos ) e das classes médias instruídas muçulmanas. Se diáspora e transnacionalidade surgem como significados próprios, então isso deve-se a uma divulgação dessa evidência efectuada por protagonistas muçulmanos, que pertencem a academias europeias. No centro da análise encontramos os trabalhos de dois intelectuais muçulmanos, que cresceram na Europa e que aqui lecionam e investigam em faculdades de ciências do espírito e sociais: Tariq Ramadan (Suiça) e Salman Bobby Sayyid (Grã-Bretanha). Enquanto a influência dos „concepts of space and belonging“ de Ramadan já ultrapassou o contexto francófono, e até mesmo europeu, e que encontramos entretanto em comunidades e políticas de jovens muçulmanos politicamente activos, Sayyid exerce uma influência decisiva no discurso anglo-muçulmano, efectuando uma junção entre Postcolonial Studies e crítica de esquerda com conceitos islamístas.

- “Caminho dos orisàs: cultura e educação”
Denise Maria Botelho (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo)

A temática central de interesse do presente trabalho é a Educação e a Religião afro-brasileira - Candomblé. Buscando como objeto principal novas respostas que possibilitem ampliar a reflexão sobre processos educativos através de práticas simbólicas presentes na vida dos que trilham o Caminho dos Orisàs, acredito que realizar essa investigação na perspectiva da linha de pesquisa da Antropologia do Imaginário e da Mitologia revelará uma organização educativa pouco conhecida, que muito tem para contribuir com a temática da diversidade étnico-racial no Brasil e outros países com interesses afins. À medida que todo sistema religioso propõe uma visão de ser humano e de mundo, que através da socialização molda a percepção de si e do outro, esta pesquisa tem como objetivo entender como é o processo educativo dos(as) seguidores(as) de Orisàs, e como a educação alicerçada em saberes religiosos africanos ancestrais perpetua, at! é os tempos atuais, uma sabedoria que desenvolve o respeito à diversidade, promove a integração dos diferentes e valoriza princípios éticos.

- “Os templos pentecostais em diferentes paisagens morais”
Clara Mafra (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Em muitas religiões transnacionais a rede de templos funciona como soporte para diferentes estratégias de pertencimento e de deslocamento em uma paisagem moral estrangeira e, em boa parte, desconhecida. Como suporte de pertencimiento em uma paisagem moral desconhecida, os templos sinhalizam, especialmente por meio da sua arquitectura, certas marcas funcionais, estéticas, econômicas, sociais e morais da religião de origem na sua tendência de reordenação no entorno e no lugar. Como uma estrutura duradoura, os templos capturam e sintetizam momentos de diálogos que se opera entre a religião de origem e a do lugar. Nesta comunicação, discutirei como uma análise sistemática de um conjunto de aspectos de alguns templos pentecostais no Brasil e em Portugal, –sua arquitectura, seus mantenedores, seus execturoes, sua recepção no entorno –, fornece indícios consistentes para uma avaliação do impacto desta religiosidade em duas paisagens morais diferenciadas, sem que a comparação sucumba ao positivismo ou a análise ao relativismo estreito.

-“Os Hindus da África Oriental: uma leitura comparada das vivências religiosas em contextos europeus”
Nuno Dias (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

Esta apresentação emana das pesquisas realizadas no âmbito de um trabalho de doutoramento, ainda em progresso mas, já com algumas incursões nos terrenos seleccionados. O trabalho concentra-se em duas cidades, Lisboa e Manchester, e nas suas populações hindus, oriundas de antigas colónias inglesas e uma portuguesa localizadas na Costa Oriental Africana. As estratégias de adaptação colectivas de ambas as populações, não obstante uma proximidade na ancestralidade geográfica e nalguns casos no parentesco, apontam para diferenças em alguns trajectos e opções condicionadas por diferentes conjunturas sociais e políticas mas também para a conservação em ambos os casos de determinadas matrizes culturais. Será também interessante um primeiro olhar comparativo sobre as narrativas recolhidas na observação das redes de sociabilidade hindus construídas sobre matrizes, na sua maioria, familiares mas também afectivo-emocionais e na forma como estas actuam em diferentes contextos nacionais sob uma perspectiva local, isto é, sujeitas às circunstâncias políticas e sociais que definem as fronteiras étnico-religiosas de expressões minoritárias.

- "Globalização, religião e missão: uma análise sociológica da expansão mundial das igrejas brasileiras evangélicas e católicas”
Eduardo Gabriel (Departamento de Ciências Sociais, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos)

O propósito desta comunicação é apontar a relevância dos aspectos gerais na relação entre o fenômeno da globalização e a religião. Objetivamente, o ponto focal deste estudo é o processo missionário transcultural das igrejas evangélicas brasileiras. Como base de análise comparativa, observar-se-á também o processo missionário católico no que se refere ao envio de religiosos e leigos brasileiros para obras missionárias fora do país. Entender o processo missionário em suas causas e conseqüências é primeiro visualizar um mundo religioso contemporâneo em sua pluralidade de expressões. Essa religiosidade global e plural em franca expansão é marcada pelo fluxo dos impactos da globalização cultural, econômica e social. Isolar as variáveis sociológicas da globalização intrínsecas ao processo missionário seria não se comprometer a entender uma realidade fundamental que impulsiona esse processo religioso. O objetivo maior do estudo é desvendar os domínios sociológicos que estão no bojo do fenômeno da globalização da religião brasileira, identificado no movimento de envio missionário evangélico e católico a partir do contexto religioso nacional.

Sessão II

Moderador: Nina Clara Tiesler

- “Candomblé: antigas e novas exclusões”
Teresinha Bernardo (Departamento de Antropologia e Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)

O candomblé, religião afro-brasileira, fruto da diáspora africana, não teve sua origem relacionada ao mundo globalizado mas dele participa na atualidade. Esta expressão religiosa desde o seu nascimento foi discriminada, foi perseguida. Se no seu início foi discriminada por ser uma religião que vivia no interior da cultura afro-brasileira, na atualidade mesmo tornando-se uma religião universal¹ continua a ser perseguida. Esta nova característica, a universalidade, parece ser inclusive uma das responsáveis pela a existência do racismo no interior da própria religião.
Mas o grande confronto atual é com as igrejas neopentecostais que são incontáveis em terras brasileiras, além de não ter cor [1. Prandi, Reginaldo (1991) Os candomblés de São Paulo, São Paulo, Hucitec, Edusp.]

- “De sangue e de sacrifício: korbani e a criação de uma ordem moral entre imigrantes do Bangladesh”
José Manuel Fraga Mapril (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

Nos últimos anos, as pesquisas sobre o transnacionalismo e os fenómenos diaspóricos têm-se debruçado sobre os fenómenos religiosos. Analisando diversas instituições religiosas bem como partidos políticos de inspiração religiosa, vários autores têm focado a relação entre a religião e a política no seio de populações imigrantes, tanto nos seus países de origem como nos seus países de acolhimento. Contrariamente a essas pesquisas, este paper procura interpretar as praticas religiosas quotidianas das populações bangladeshianas que se encontram tanto em Portugal e como no Bangladesh. Baseado num trabalho de campo realizado em Lisboa e em Dhaka, o meu objectivo é discutir o impacto dos movimentos migratórios globais nas actividades religiosas dos imigrantes bengalis. Em particular, pretendo expor as ligações do korbani, o sacrifício ritual de uma animal realizado durante o Eid-Ul-Ad’ha (a celebração ocorrida no final da peregrinação a Meca), à recreação de uma ordem moral que implica continuidades e simultaneidades entre os membros das famílias, por mais fisicamente separados que eles se encontrem.

- “Catolicismo brasileiro transnacional”
Marjo de Theije (Vrije Universiteit Amsterdam)

Um dos aspectos da vitalidade do catolicismo brasileiro na última década é a migração de fiéis e missionários para outros paises. Neste trabalho serão apresentados os resultados de uma pesquisa em Paramaribo, Suriname, onde, nos últimos anos, se formou uma comunidade de brasileiros composta de 20.000 a 40.000 pessoas segundo estimativas e onde redentoristas brasileiros líderam o catolicismo. A apresentação se concentra na avaliação da utilidade de conceitos como comunidade, identidade, o local e o global, e transnacionalismo no estudo da transformação do catolicismo brasileiro em outros países.

- “Musica na construção de uma identidade religiosa: o caso dos ciganos evangélicos em Portugal”
Ruy Llera Blanes (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

Nas últimas três décadas do século XX, a população cigana residente em Portugal conheceu a implantação e expansão de um movimento religioso evangélico (pentecostal) – cujo principal expoente é a Igreja Evangélica de Filadélfia -, um fenómeno de dimensões inéditas no que diz respeito à sua tradicional actividade religiosa, produzindo novas práticas e configurações identitárias a nível colectivo. Este texto tem como objectivo expôr, através do testemunho etnográfico, alguns elementos que testemunham este processo através de uma abordagem específica. Nomeadamente, pela análise do papel da "música", enquanto prática e experiência, na construção de uma "identidade evangélica cigana". Isto permitir-me-á discutir alguns conceitos teóricos, tais como a ideia de "construção de identidades" e de "comunidade" em contextos religiosos e de produção cultural, assim como a veiculação de "géneros musicais" em contextos mediáticos e mediatizados.

 

Clique no botão do lado direito do seu rato para imprimir