GUERRA NA UCRÂNIA: CRISE HUMANITÁRIA E PSICOTRAUMA
No hay quien los socorra (Los desastres de la guerra, plate No. 60) (1863) de Francisco Goya
ESTSS4Ukraine | ESTSS CALL for professionals to support professionals helping victims of the war in Ukraine
Para apoiar aqueles prestam auxílio a ucranianos, a ESTSS (Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático) organizará uma iniciativa de supervisão e orientação para estes profissionais com colegas e especialistas da ESTSS.
O objetivo é que os trabalhadores em saúde mental se conectem, partilhem experiências e discutam entre si, e com um supervisor especializado, o trabalho em curso, os problemas que enfrentam e que sejam orientados. O foco estará tanto em ajudá-los a ajudar os outros, como em ajudá-los a cuidar de si próprios nestas circunstâncias.
Para esta atividade, a ESTSS está à procura de vários especialistas com experiência na área do psicotrauma e/ou stress agudo, que também tenham facilidade na condução de sessões de orientação ou supervisão em (pequenos) grupos e estão dispostos a fazê-lo para um grupo de ucranianos durante uma ou duas horas semanais.
A hora e o dia serão acordados com estes especialistas. As atividades serão conduzidas em inglês com tradução simultânea para o ucraniano.
Esta atividade será realizada em regime de voluntariado, até ao final de 2022.
Mais informações aqui.
Informação útil
O Observatório do Trauma
O Observatório do Trauma/CES resultou da evolução do Centro de Trauma, uma unidade do CES fundada a 25 de Junho de 2009. Em Setembro de 2020 o Conselho Científico do CES considerou que o trabalho que esta unidade vinha desenvolvendo se integrava, de forma cabal, nos critérios inerentes a um Observatório CES e atribuiu-lhe o estatuto e a designação de Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. O Observatório do Trauma é atualmente coordenado pela psiquiatra Luísa Sales.
Pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no Trauma Psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários, propondo-se como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes no âmbito do Trauma psicológico.
O Observatório do Trauma é membro da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society For Traumatic Stress Studies - ESTSS) e integra o seu Board of Directors.