You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Programa de Formação Avançada
IV Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES
30 de outubro de 2021 a 12 de outubro de 2022
Evento em formato digital

Apresentação

Nos últimos anos, profissionais de diferentes áreas têm vindo a manifestar significativo interesse na área da Psicotraumatologia. De facto, os desastres naturais e os cada vez mais frequentes desastres climáticos, os acidentes rodoviários, as generalizadas situações de violência estão presentes no dia-a-dia das sociedades atuais, constituindo acontecimentos potencialmente traumáticos e recolocando o conceito de Trauma no cerne da psicopatologia moderna. Acrescidamente, a experiência pandémica que temos vindo a viver torna gritante a necessidade de mobilização das comunidades como parceiros ativos no prevenir e no elaborar das respostas às crises.
Destaca-se assim a necessidade de promover, num contexto de diálogo interdisciplinar, o conhecimento sobre prevenção e intervenção em trauma psicológico nas situações de crise, desastre ou catástrofe. Daí o programa de formação proposto.

Objetivos

- Dotar os/as formandos/as de conhecimentos teóricos e práticos em trauma psicológico, nomeadamente em trauma pós-crise, desastre ou catástrofe;
- Fomentar, na área do trauma psicológico, terminologias e práticas de atuação comuns, com base na evidência científica;
- Difundir informação sobre prevenção e intervenção no trauma psicológico;
- Divulgar estratégias de prevenção, intervenção, tratamento no trauma psicológico, em consonância com critérios internacionalmente reconhecidos;
- Facilitar o acesso e a partilha de conhecimento com as redes internacionais de intervenção em Psicotraumatologia;
- Conciliar a formação obtida com posteriores graduações internacionais da área da Psicotraumatologia. 

Critérios de seleção

Público-alvo
- Profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde e Ciências Sociais;
- Outros profissionais que atuem em situações potencialmente traumáticas (elementos de equipas de emergência, socorristas, militares e forças de segurança, jornalistas, etc.).

Critérios mínimos de Seleção
- Formação Superior de 1º Ciclo ou Equiparado.
- Alunos finalistas de Licenciatura nas áreas supramencionadas, adjacentes ou relacionadas com o trauma psicológico.

Estrutura e certificação

O IV Curso de Formação em Psicotraumatologia na sua generalidade será constituído por 10 módulos periódicos, organizados em 15 sessões, que se realizarão quinzenalmente em regime tendencialmente online, sendo a primeira e a última sessões em regime misto.

Esta edição do curso terá início a 30 de outubro de 2021.

Os módulos são pontuados com créditos fixos e sujeitos a avaliação obrigatória.
 

Certificação

Caso o/a participante do Curso de Formação em Psicotraumatologia se queira candidatar ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS é para isso condição necessária ser membro da ESTSS. Os/as associados/as do Observatório do Trauma são, por inerência, membros da ESTSS.

No caso de o/a participante não ser ainda associado/a do Observatório do Trauma terá de efetuar a sua adesão mediante preenchimento do formulário on-line de adesão e, em seguida, da ficha de inscrição.

Para obter o Certificado Europeu em Psicotraumatologia será necessário frequentar os 9 módulos obrigatórios, para atingir 100 pontos de creditação. É permitida uma falta única aos módulos obrigatórios.

Cada módulo terá uma avaliação obrigatória através de um questionário de 10 perguntas de escolha múltipla. O questionário será disponibilizado pelo Observatório do Trauma, que comunicará à ESTSS os resultados obtidos por cada candidato/a. Cabe à ESTSS o registo da creditação acumulada e a atribuição do Certificado.

O diploma de certificação da ESTSS tem um custo associado de 40 euros (negociação para escalão inferior em curso), para assegurar a gestão administrativa do Certificado.

 

Vagas

Para a realização do curso, é necessário um mínimo de 24 participantes.

Inscrição e custos

Inscrição
A inscrição é individual e feita em duas modalidades:
a) Frequência do ciclo completo;
b) Frequência por sessão, mediante preenchimento de uma ficha de inscrição on-line que fica disponível no website do CES e do Observatório do Trauma, num período prévio à cada sessão.
 

Custos
1. O custo do curso completo, que engloba 10 módulos, é de 800 euros, na modalidade de pronto pagamento ou de pagamento em três parcelas: 1ª (300 euros) no ato da inscrição; 2ª (250 euros) até 31 de janeiro de 2022; 3.ª (250 euros) até 31 de março de 2022, para os/as participantes associados/as individuais do Observatório do Trauma ou para os/as participantes propostos/as por instituições parceiras do Observatório do Trauma.
2. Encontra-se disponível a opção de pagamento de uma propina mensal, com um valor de 150€ ao longo dos sete meses em que decorre a formação".
3. Em caso de frequência de módulos isolados o custo será de 75 euros/sessão para associados/as do Observatório do Trauma e de 85 euros/sessão para não associados/as.
4. Para obtenção do Certificado Europeu em Psicotraumatologia são necessários dois requisitos obrigatórios (processos paralelos à inscrição no curso completo), que incluem os seguintes custos:
I) Ser associado/a do Observatório do Trauma, e, por inerência, da ESTSS, com quotas anuais regularizadas (valor da quota de associados/as individuais – 27 euros; associados/as parceiros – 17 euros);
II) Inscrever-se no site da ESTSS e registar-se no Certificado, aplicando-se, para gestão administrativa da certificação, uma taxa única, atualmente de 40 euros, paga diretamente à ESTSS.

 

Programa e formadores/as

MÓDULOS OBRIGATÓRIOS | 60H | 100 PONTOS

1º. Trauma: diferentes olhares, o mesmo conceito? | 14 pontos

1º dia | 30 outubro – 14h-18h (GMT+1) | ZOOM & CES Sofia

Conteúdos: A construção do conceito de Psicotraumatologia. Diferentes leituras do conceito de Trauma psicológico nas humanidades e nas ciências psicológicas. Fatores socioculturais no trauma psicológico.

Formadores/as: Evaldas Kazlauskas (Psicólogo Clínico, Presidente ESTSS); Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Observatório do Trauma/CES); Paula Coutinho (Intensivista, Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - CHUC).

2º dia | 13 novembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Diferentes leituras do conceito de Trauma psicológico na medicina e no desenvolvimento das teorias psicoterapêuticas.

Formadores/as: António Sousa Ribeiro (Professor catedrático aposentado FLUC; Diretor CES); Jorge Câmara (Psiquiatra; Psicanalista da Sociedade Portuguesa de Psicanálise); Luísa Branco Vicente (Psiquiatra; Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise).

 

2º. Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma | 7,5 pontos

3º dia | 27 novembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Neurofisiologia e neuroendocrinologia do trauma psicológico. O papel do sistema imune na associação entre saúde e doença e experiência traumática.

Formadores/as: – Albino Oliveira-Maia (Psiquiatra, Investigador e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud), Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).

 

3º. Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas | 14 pontos

4º dia | 11 dezembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Trauma: manifestações do normal e do patológico. Diagnósticos diferenciais. Trauma complexo.

Formadores/as: Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da Psiquiatria da Equipa Comunitária Leiria Norte; Coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017); Joana P. Becker (Psicoterapeuta; Investigadora do OT/CES; Docente na FPCE da Universidade de Coimbra); João Veloso (Psicólogo clínico; Terapeuta EMDR - Crianças e Adolescentes; Investigador-colaborador do OT/CES).

5º dia | 18 dezembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Introduções a estratégias preventivas e terapêuticas no trauma psicológico. Abordagens cognitivo-comportamentais. Realidade Virtual. EMDR. Psicodrama. Terapias psicodinâmicas. Intervenções Psicofarmacológicas. Novas intervenções em PTSD.

Formadores/as: Guida da Silva Manuel (Psicóloga; Presidente Associação EMDR Portugal); Luíz Gamito (Psiquiatra, anterior Presidente da direção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos); Luísa Sales (Psiquiatra; Coordenadora do Observatório do Trauma/CES); Maria Cristina Canavarro (Professora Catedrática FPCEUC; Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Dr. Daniel de Matos, do CHUC-EPE); Rui Aragão Oliveira (Psicanalista; Presidente da comissão de ensino da SPP).

 

5º. Intervenção precoce e primeiros socorros psicológicos | 7,5 pontos

6º dia | 8 janeiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Intervenção precoce em situações de crise, desastre e catástrofe - estratégias preventivas e interventivas. Primeiros Socorros Psicológicos e fatores de vulnerabilidade.

Formadores/as: Susana Gouveia (Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária).

 

4º. Abordagens em populações específicas | 14 pontos

7º dia | 22 janeiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Abordagens a populações específicas: militares, forças de segurança, refugiados e vítimas de violência doméstica     

Formadores/as: Graça Santos (Médica psiquiatra); Lúcia Monteiro (Diretora da Unidade de Psiquiatria do Departamento de Cuidados de Suporte e Oncologia Psicossocial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa); Major Nuno Ribeiro (Chefe do Núcleo de Apoio e Intervenção Psicológica do Exército).

8º dia | 5 fevereiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Abordagens em populações específicas (continuação): portadores de patologias graves/experiências hospitalares (ex.: COVID), minorias sexuais, crianças e adolescentes.

 

6º. Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco | 14 pontos

9º dia | 19 fevereiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Planos de assistência psicossocial após desastre. Papel dos vários intervenientes no pós-desastre, a curto, médio e longo prazo.

10º dia | 5 março – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco. Abordagens de gestão de incidentes críticos. Guidelines nacionais e internacionais.

 

. Trauma, Perda e Luto | 7,5 pontos

Adiado para 7 de maio – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Múltiplas óticas interdisciplinares do trauma e suas consequências. Associações de apoio.
Formadores/as: Alexandra Pedruco (Psicoterapeuta; Terapeuta Familiar; (EIHSCPP) do Hospital Pediátrico de Coimbra); José Carlos Rocha (Psicólogo Clínico e Professor Universitário); Margarida Gaspar de Matos (Professora Catedrática no Instituto de Saúde Ambiental, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

 

8º.O Trauma dos Profissionais | 14 pontos

12º dia | 2 abril – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos:  Sessão trauma e jornalismo. Os media como primeiros interventores (first responders). O impacto das notícias dos media.  

Formadoras: Ana Luísa Rodrigues (Jornalista, Mestre em Ciências Sociais); Daniela Santiago (Jornalista, Especialista em Jornalismo, Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação); Diana Andringa (Jornalista, Investigadora-Associada Observatório do Trauma/CES).

13º dia | 9 abril – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Crescimento pessoal, burnout, trauma secundário e técnicas práticas.

Formadoras: Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra, Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigadora do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e Investigadora-colaboradora do OT/CES); Zita de Sousa (Psicoterapeuta clínica, Professora adjunta convidada no Politécnico do Porto).

 

9º.Aspetos Forenses do Trauma | 7,5 pontos

14º dia | 23 abril – 14h-18h (GMT) | ZOOM

Conteúdos: Peritagem médico-legal no trauma psicológico. Direito civil e penal e a (ir)relevância do trauma. Memórias induzidas/falsas memórias.

 

10º.As experiências traumáticas à luz de diferentes enfoques culturais

15º dia – 14h-18h (GMT) | ZOOM & CES Sofia

Conteúdos: A realidade da prevenção e intervenção do trauma psicológico nos diversos países de língua portuguesa. A perspetiva da Global Collaboration on Traumatic Stress.

 

Cartaz

Eventos do Ciclo

Oficina

Trauma: diferentes olhares, o mesmo conceito? (1.ª parte)

30 de outubro de 2021, 14h00-18h00 (GMT+1)

CES | Sofia + Zoom

Oficina

Trauma: diferentes olhares, o mesmo conceito? (2.ª parte)

13 de novembro de 2021, 14h00-18h00 (GMT)

Evento em formato digital

Oficina

Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma

27 de novembro de 2021, 14h00-18h00 (GMT)

Evento em formato digital, via Zoom

Oficina

Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas (1ª parte)

11 de dezembro de 2021, 14h00-18h00 (GMT)

Evento em formato digital, via Zoom

Oficina

Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas (2.ª parte)

18 de dezembro de 2021, 14h00-18h00 (GMT)

Evento em formato digital, via Zoom

Oficina

Intervenção precoce e primeiros socorros psicológicos

8 de janeiro de 2022, 14h-18h (GMT)

Evento em formato digital, via Zoom

Oficina

Abordagens em populações específicas (1.ª parte)

22 de janeiro de 2022, 14h-18h (GMT)

Evento em formato digital

Oficina

Abordagens em populações específicas (2.ª parte)

5 de fevereiro de 2022, 14h00-18h00 (GMT)

Evento em formato digital, via Zoom

Oficina

Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco (1.ª parte)

19 de fevereiro de 2022, 14h00-18h00 (GMT)

Evento em formato digital, via Zoom

Oficina

Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco (2.ª parte)

5 de março de 2022, 14h00-18h00 (GMT)

Evento em formato digital, via Zoom

Oficina

O Trauma dos Profissionais (1.ª parte)

2 de abril de 2022, 14h00-18h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Oficina

O Trauma dos Profissionais (2.ª parte)

9 de abril de 2022, 14h00-18h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Oficina

Aspetos forenses do Trauma 

23 de abril de 2022, 14h00-18h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Oficina

Trauma, Perda e Luto 

7 de maio de 2022, 14h00-18h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Colóquio

O trauma ao espelho: Psicotraumatologia, media e estudos da memória

12 de outubro de 2022, 10h00

Auditório do Centro de Saúde Militar de Coimbra >> Inscrições abertas