You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Oficina
Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma
27 de novembro de 2021, 14h00-18h00 (GMT)
Evento em formato digital, via Zoom

APRESENTAÇÃO

2.º Módulo do IV Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES-UC.

Conteúdos
Impactos neurológicos e endocrinológicos do Trauma psicológico e os mecanismos neurofisiológicos e imunológicos que interligam saúde/doença e experiência traumática.
Cada formador faz uma apresentação de cerca de 60-75 minutos, acrescidos de 30 minutos destinados à discussão.


Formador/a

Albino J. Oliveira-Maia - (Psiquiatra, Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud, Investigador Principal no Centro de Investigação Champalimaud e Professor Auxiliar Convidado de Psiquiatria e Neurociência na NOVA Medical School, em Lisboa).

Margarida Figueiredo-Braga - Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadora do I3S. Interessa-se pela investigação e ensino da Comunicação Clínica e relação terapêutica, sendo membro fundador da SP3CS (Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde). Doutorou-se em Medicina em 2009 com a tese “Depression and Immunity: Lessons from a study of SLE Patients”, tendo como outros interesses de investigação científica o impacto de eventos de vida e do stress no sistema imunitário e os fatores psicológicos e biológicos na resiliência ao stress e depressão. É investigadora associada do Observatório do Trauma/CES-UC, membro do Board of Directors da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS) e igualmente membro do Conselho Editorial do European Journal Of Psychotraumatology (EJPT).


Programa

14h00 | Albino J. Oliveira-Maia (Psiquiatra, Investigador e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud)
Neurobiologia das emoções

15h45 | Intervalo

Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Auxiliar da FMUP)
16h00 | Trauma e doença I – Doenças crónicas e trauma – uma relação bidirecional
17h00 | Trauma e doença II - Experiências traumáticas e depressão - O papel do sistema imune

 

INSCRIÇÃO

CARTAZ