You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Oficina
Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas (1ª parte)
11 de dezembro de 2021, 14h00-18h00 (GMT)
Evento em formato digital, via Zoom

APRESENTAÇÃO

3.º Módulo do IV Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES-UC.
 

CONTEÚDOS
Trauma: manifestações do normal e do patológico. Diagnósticos diferenciais. Trauma complexo.
Cada formador faz uma apresentação de cerca de 60-75 minutos, acrescidos de 30 minutos destinados à discussão.


FORMADOR/AS
Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da Psiquiatria da Equipa Comunitária Leiria Norte; Coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017); Joana P. Becker (Psicoterapeuta; Investigadora do OT/CES; Docente na FPCE da Universidade de Coimbra); João Veloso (Psicólogo clínico; Terapeuta EMDR - Crianças e Adolescentes; Investigador-colaborador do OT/CES).


PROGRAMA

14h | Joana P. Becker (Psicoterapeuta; Psicóloga; Investigadora do OT/CES; Docente na FPCE da Universidade de Coimbra)
Normal vs. Patológico: Reações ao Stress Traumático.

15h15 | Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da Psiquiatria da Equipa Comunitária Leiria Norte; Coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017)
Normal vs. Patológico: Reações ao Stress Traumático.

16h30 | Intervalo

16h45 | João Veloso (Psicólogo clínico; Terapeuta EMDR - Crianças e Adolescentes; Investigador-colaborador do OT/CES)
A construção da díade normal/patológico nos processos adaptativos de crianças e adolescentes..
 


[As inscrições após as 18h00 de 10 DE DEZEMBRO deverão ser efetuadas através do envio de email para observatoriodotrauma@ces.uc.pt ]

NOTAS BIOGRÁFICAS

Ana Araújo

Psiquiatra, Coordenadora da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Leiria Norte. É também Coordenadora da Unidade de Psiquiatria Comunitária do CRIP-CHUC, onde trabalha como Terapeuta de Família no Centro de Terapia Familiar. Tem especializações em áreas como Psicodrama, Terapia Familiar, Gestão de Saúde e Codificação Clínica pela Associação de Médicos, bem como Formação Psicossomática Sami-Ali, Paris e Formação PADIS - Programa de Ensino Superior AESE. É pós-graduada em Direito Biomédico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e concluiu o Curso de Diagnóstico e Intervenção em Stress Pós-Traumático (2006) e o Curso de Especialização em Antropologia da Saúde do Centro de Bioética da Universidade Católica do Porto. É membro da Associação de Língua Portuguesa para o Estudo do Stress Traumático.

Joana P. Becker

Joana Proença Becker é psicóloga, psicoterapeuta psicanalítica, investigadora do Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), Assistente Convidada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da UC, Docente colaboradora no Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural da Faculdade de Medicina da UC e integra o European Society for Traumatic Stress Studies Future International Leadership Group. Faz parte da equipa do "Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar", do Ministério da Defesa Nacional, e, como doutoranda em Psicologia Clínica na FPCEUC, investiga os efeitos da Psicoterapia Dinâmica no tratamento de sintomas de stress traumático de bombeiros que estiveram envolvidos no combate aos incêndios florestais de 2017, na zona centro de Portugal. Formadora em cursos e workshops sobre PTSD e situações de crises e catástrofes, palestrante em eventos na área da saúde mental, e revisora de revistas científicas nacionais e internacionais.

João Veloso

Investigador colaborador do Observatório do Trauma/CES-UC. Licenciado em Psicologia Clínica pela Universidade Lusófona de Lisboa. Formação em Psicotraumatologia – Observatório do Trauma/CES-UC.
Especialista em Psicologia Clínica, Saúde e Intervenção Comunitária. Psicoterapeuta, trabalhando principalmente com crianças, adolescentes e famílias. Coordenador - Psicólogo em Intervenção de Emergência e Psicotraumatologia da ANAFS (ONGD - Proteção Civil). Trainner e Supervisor certificada pela EMDR Europa e Portugal para crianças e adolescentes. Formação em TIR. É Formador de Formadores para TENTS-TP (The European Network for Traumatic Stress - Training & Practice Member).

Tem várias participações e apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais centrados na Psicotraumatologia de Crianças e Adolescentes, desenvolvendo procedimentos psicoterapêuticos inovadores.

INSCRIÇÃO

CARTAZ