You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Oficina
Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas (2.ª parte)
18 de dezembro de 2021, 14h00-18h00 (GMT)
Evento em formato digital, via Zoom

APRESENTAÇÃO

3.º Módulo do IV Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES-UC
 

CONTEÚDOS

Introduções a estratégias preventivas e terapêuticas no trauma psicológico. Abordagens cognitivo-comportamentais. Realidade Virtual. EMDR. Psicodrama. Terapias psicodinâmicas. Intervenções Psicofarmacológicas. Novas intervenções em PTSD.

Cada formador faz uma apresentação de cerca de 20-30 minutos, acrescidos de 15 minutos destinados à discussão.


FORMADORES/AS

Guida da Silva Manuel (Psicóloga; Presidente Associação EMDR Portugal); Luíz Gamito (Psiquiatra, anterior Presidente da direção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos); Luísa Sales (Psiquiatra; Coordenadora do Observatório do Trauma/CES); Maria Cristina Canavarro (Professora Catedrática FPCEUC; Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Dr. Daniel de Matos, do CHUC-EPE); Rui Aragão Oliveira (Psicanalista; Presidente da comissão de ensino da SPP).


PROGRAMA

14h00 | Guida da Silva Manuel (Psicóloga; Presidente Associação EMDR Portugal)
Trauma e EMDR

14h40 | Maria Cristina Canavarro (Professora Catedrática FPCEUC; Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Dr. Daniel de Matos, do CHUC-EPE)
Trauma e Terapias Cognitivo-comportamentais

15h20 | Luíz Gamito (Psiquiatra, anterior Presidente da direção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos)
Trauma e Terapias de Realidade Virtual

16h00 | Intervalo

16h15 | Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Observatório do Trauma/CES)
Trauma e Psicodrama

17h00 | Rui Aragão Oliveira (Psicanalista; Presidente da comissão de ensino da SPP)
Trauma e a Terapia Psicanalítica

 


[As inscrições após as 18h00 de 17 DE DEZEMBRO deverão ser efetuadas através do envio de email para observatoriodotrauma@ces.uc.pt ]

NOTAS BIOGRÁFICAS

Guida da Silva Manuel
Guida Manuel, Licenciada em Psicologia Aplicada, área de Psicologia Clínica, pelo ISPA, nº 900 da OPP. Psicóloga na PJ, Psicoterapeuta, Accredited Practitioner and Consultant in EMDR pela EMDR Europe Association. Formadora do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC), ministra as componentes relacionadas com o stress e o trabalho de polícia, prevenção e intervenção em incidentes críticos e intervenção na crise para operacionais. Presidente da Associação EMDR-Portugal.


Luíz Gamito
Médico especialista em Psiquiatria e anterior Presidente da direção do colégio de psiquiatria da ordem dos médicos.
Docente no ensino superior na Faculdade de Medicina de Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e Universidade Lusófona.
Ocupou todos os cargos possíveis na carreira médica hospitalar, incluindo a direção clínica e a direção de serviço. De 2000 a 2007 foi presidente do conselho de administração do Hospital Júlio de Matos.
Entre a múltipla atividade científica e associativa tem dedicado particular atenção ao tratamento das perturbações ansiosas.
 

Luísa Sales
É psiquiatra sendo Assistente Graduada Sénior da Carreira Médica Hospitalar. É Terapeuta Didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e, desde 1997, dirige grupos terapêuticos de psicodrama com vítimas. 
É Coordenadora do Observatório do Trauma/CES. Investigadora CES, desenvolve os seus interesses científicos nas áreas de intervenção psiquiátrica e psicossocial na crise, da psiquiatria de catástrofe, do stress pós-traumático e das patologias psíquicas em ex-combatentes – no momento, coordena a vertente clínica do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar (CRSCM), do Ministério da Defesa Nacional.
Tem participado em projetos europeus de investigação ligados à estruturação de redes psicossociais e de intervenções terapêuticas pós-desastre. Coordenou a área clínica do projecto “The Children of the Colonial War: post-memory and representations”, inovador pelas suas características pluridisciplinares. Fazendo parte da ESTSS, foi eleita para o seu Board of Directors (mandatos de 2011-2013 e 2013-2015). Atualmente, integra o Global Collaboration on Traumatic Stress.
Desde 2013 leciona no Mestrado de Psiquiatria Cultural e Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Estruturou e tem coordenado os cursos de Formação em Psicotraumatologia do CES com acesso ao certificado Geral Europeu da ESTSS.
Coordenou a publicação do livro Psiquiatria de Catástrofe e Intervenção na Crise (Almedina, 2007).
 

Maria Cristina Canavarro
Profª Catedrática da FPCEUC Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Doutor Daniel de Matos, do CHUC-EPE. Investigadora e coordenadora da linha de investigação “Relações, Desenvolvimento & Saúde” do CINEICC (Unidade de I&D da FCT); Coordenadora do Centro Português para Avaliação da Qualidade de Vida da OMS e membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica Nacional.
Foi equiparada, pelo Ministério da Saúde, ao Estágio na Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde- Ramo de Psicologia Clínica.
Tem participado em diversos projetos de investigação I&D e outros. Tem cerca de 50 artigos publicados em revistas internacionais ISI e 60 artigos em revistas nacionais e também capítulos de livros e livros. Tem participado, regularmente, em painéis de avaliação externa da A3ES, FCT, entre outros. Orientou 7 projetos de pós-doutoramento (4 com Bolsas BPD FCT; 1 Ciência 2008; 1 Welcome II-Marie Curie); 18 teses de doutoramento (13 aprovadas e 5 em curso, das quais 16 são bolsas da FCT- BD/FCT) e 23 teses de Mestrado Académico todas concluídas.

Atualmente, os seus principais interesses prendem-se com Psicologia Clínica e da Saúde, Terapias Cognitivo-Comportamentais, Gravidez e Maternidade, Psicopatologia, Doenças crónicas, Qualidade de Vida e Psicopatologia do Desenvolvimento.


Rui Aragão Oliveira
Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, foi Professor Auxiliar na Universidade de Évora e no ISPA. Psicanalista titular e com funções didáticas na Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP), é membro da Associação Internacional de Psicanálise (IPA). É presidente da comissão de ensino da SPP, e foi presidente da direção da SPP (2016-2019) e director da Revista Portuguesa de Psicanálise (2013-2015). Foi membro inicial representante da IPA do Editorial Board Psychoanalysis. Pertence ao Comité de Assessores do Livro Anual de Psicanálise/Internacional Journal of Psychoanalysis e da Revista IDE (Soc. Brasileira de Psicanálise de São Paulo).
 

INSCRIÇÃO

CARTAZ