You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Oficina
Abordagens em populações específicas (1.ª parte)
22 de janeiro de 2022, 14h-18h (GMT)
Evento em formato digital

APRESENTAÇÃO

4.º Módulo do IV Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES-UC
 

CONTEÚDOS

Abordagens a populações específicas: militares; portadores de patologias graves/experiências hospitalares (ex.: COVID); minorias sexuais.

Cada formador faz uma apresentação de cerca de 45-60 minutos, acrescidos de 15 minutos destinados à discussão.


FORMADORES/AS Graça Santos (Médica psiquiatra); Lúcia Monteiro (Diretora da Unidade de Psiquiatria do Departamento de Cuidados de Suporte e Oncologia Psicossocial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa); Major Nuno Ribeiro (Chefe do Núcleo de Apoio e Intervenção Psicológica do Exército).


PROGRAMA

14h | Lúcia Monteiro (Diretora do Serviço de Psiquiatria do IPOLisboa)
Cancro, Stress & Trauma

15h30 | Major Nuno Ribeiro (Chefe do Núcleo de Apoio e Intervenção Psicológica do Exército)
A Intervenção da Psicologia Militar no Apoio às Forças Nacionais Destacada

17h | Graça Santos (Médica psiquiatra)
Saúde mental das minorias sexuais e de género: O impacto do estigma social.


[As inscrições após as 18h00 de 21 de JANEIRO deverão ser efetuadas através do envio de email para observatoriodotrauma@ces.uc.pt]

NOTAS BIOGRÁFICAS

Graça Santos
Graça Maria Correia dos Santos, licenciada em Medicina, em 1979, pela Universidade de Coimbra, especialista em Psiquiatria em 1989;
Desempenha funções de Assistente Graduada do Serviço de Psiquiatria dos Centro hospitalar Universitário de Coimbra;
Coordenadora da Unidade de Psiquiatria de Ligação dos CHUC;
Coordenadora da Consulta de Sexologia dos CHUC;
Integra a URGUS (Unidade de Reconstrução Genito-Urinária e Sexual) Desde a sua formação em 2011; esta unidade multidisciplinar presta cuidados de saúde a pessoas com diversidade de género ao longo de todo o processo de reatribuição sexual/transição de género.
Creditada como “Terapeuta Sexual” pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica;
Possui a Competência em Sexologia Clínica da Ordem dos Médicos;
Leccionou em diversas acções de formação de ensino pré e pós-Graduado, colaborando como formadora no Curso Pós-Graduado em Sexologia da S.P.S.C., orientando trabalhos finais de monografia, bem como Júri de discussão de monografias do curso da Sociedade Portuguesa de Sexologia. Co-orientadora de teses Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;   
Tem trabalhos publicados na área da Sexologia e apresentações em congressos nacionais e internacionais.
Autora dos seguintes capítulos em livros: Vaginismo e dispareunia em “Sexologia – Uma perspective multidisciplinar” Fonseca L., Soares C., Vaz M.J., ed. Quarteto, Coimbra 2003; Sexualidade do idoso em “Psicogeriartria”, Firmino H., Psiquiatria Clinica, Coimbra 2006 e co-autora de capítulo de “Cancer, Intimacy and Sexuality: A Practical Approach”,  Reisman,Yacov,Gianotten,WoetL.(Eds). Disforia de género em “A relação médico-doente: um contributo da Ordem dos Médicos” Guimarães M, Poças J, Carvalho, Lacerda A. 2019.
Faz parte da direção    da Sociedade Portuguesa de Sexologia clínica e da   Comissão de Ensino do Curso Pós-Graduado em Sexologia da S.P.S.C.


Lúcia Maria Silva Monteiro
Email: lucia.monteiro@netcabo.pt
Site: www.luciamonteiro.com
• Chefe Serviço em Psiquiatria & Saúde Mental
• Psico-Oncologista. Psicoterapeuta. Terapeuta Familiar (SPTF)

Posição actual, 2019
• Directora do Serviço de Psiquiatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, IPOLisboa;
• Directora do Departamento de Oncologia Psicossocial, IPOLisboa;
• Coordenadora da Clínica de OncoSexologia,  IPOLisboa;
• Integra a Clínica de Risco Familiar IPOLisboa (dd 2005);
• APPO, Academia Portuguesa PsicoOncologia, past president.


Major Nuno Ribeiro
Nuno Miguel Martins Ribeiro nasceu na Maia, a 30 de outubro de 1982. É Major de Infantaria do Quadro Permanente do Exército Português e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Militares na especialidade de Infantaria pela Academia Militar e com o Mestrado Integrado em Psicologia, Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Após desempenhar várias funções no âmbito da sua formação militar, em 2017, iniciou funções no Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE), começando por desempenhar a Função de Chefe do Gabinete de Orientação Escolar e Apoio Psicopedagógico, Chefe da Secção de Análise de Funções do Gabinete de Seleção, Comandante do Módulo de Operações Psicológicas e Chefe do Gabinete de Apoio. Desde janeiro de 2020, desempenha a função de Chefe do Núcleo de Apoio e Intervenção Psicológica (NAIP) e a de Oficial de Lições Aprendidas do CPAE.
Foi condecorado com a Medalha Comemorativa de Comissões de Serviço Especiais (2010), a Medalha de Comportamento Exemplar Grau Prata (2016), a Medalha NATO (2021) e a Medalha D. Afonso Henriques – Mérito do Exército (2021).
É casado e tem 2 filhas.

 

INSCRIÇÃO

CARTAZ