You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Oficina
Trauma, Perda e Luto 
7 de maio de 2022, 14h00-18h00 (GMT+1)
Evento em formato digital

APRESENTAÇÃO

7.º Módulo do IV Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES-UC
 

CONTEÚDOS
Múltiplas óticas interdisciplinares do trauma e suas consequências. Associações de apoio.
Cada formador/a faz uma apresentação de cerca de 60-75 minutos, acrescidos de 15 minutos destinados à discussão.

FORMADORES/AS: Alexandra Pedruco (Psicoterapeuta; Terapeuta Familiar; (EIHSCPP) do Hospital Pediátrico de Coimbra); José Carlos Rocha (Psicólogo Clínico e Professor Universitário); Margarida Gaspar de Matos (Professora Catedrática no Instituto de Saúde Ambiental, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

 
PROGRAMA

14h | José Carlos Rocha (Psicólogo Clínico e Professor Universitário)
Contextos Sensíveis ao Trauma e ao Luto: O lugar da prevenção.

15h30 | Alexandra Pedruco (Psicoterapeuta; Terapeuta Familiar; (EIHSCPP) do Hospital Pediátrico de Coimbra)
Trauma, Perda e Luto. Queixas somáticas e intervenções psicoterapêuticas nas diferentes valências: crianças, adolescentes e adultos em meio hospitalar.

16h45 | Intervalo

17h | Margarida Gaspar de Matos (Professora Catedrática no Instituto de Saúde Ambiental, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa)
Trauma, Perda e Luto: reflexões


[As inscrições após as 18h00 de dia 6 de MAIO deverão ser efetuadas através do envio de email para observatoriodotrauma@ces.uc.pt ]

NOTAS BIOGRÁFICAS

Alexandra Pedruco
Especialista em Psicologia Clínica.
Assistente Hospitalar do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Integra a equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos (EIHSCPP) do Hospital Pediátrico de Coimbra.
Psicoterapeuta. Terapeuta Familiar.

José Carlos Rocha
Nasceu em 1973 na cidade do Porto, onde estudou Psicologia Clínica e fez doutoramento em Ciências Biomédicas (Psicologia), orientado pela Prof. Doutora Constança Paúl. Fez formação em Psicoterapias Cognitivo-narrativas com o Prof. Doutor Óscar Gonçalves.
Dedica-se desde 1997 à clínica e à investigação na Psicologia do Trauma e do Luto, começando pelo luto perinatal, tendo chegado a posição de liderança Europeia como membro da comissão científica do European Meeting for Psychosocial Aspects of Genetics. Desenvolveu projetos no sentido da adaptação de escalas para a avaliação do luto, do stress traumático, para crianças e adultos, e do stress traumático complexo em adultos. Paralelamente, desenvolveu manuais de intervenção cognitiva-narrativa em diversos contextos de luto e que foram empiricamente validados. Hoje lidera o projeto de Capacitação e Certificação de Contextos Sensíveis ao Trauma.
Foi coordenador da área de investigação clínica na CESPU, no qual foi fundador de um grupo de investigação em Psicologia e Saúde. É fundador e diretor clínico do Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, CPTL.
A nível Europeu implementou diversos cursos tipo train-the-trainers, é fundador da Bereavement Network Europe, é representante nacional na European Association of Clinical Psychology and Psychological Treatments e membro do International Trauma Consortium.

Margarida Gaspar de Matos
Professora Catedrática com Agregação em Saúde Internacional na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa. É investigadora sénior no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É coordenadora científica e Psicoterapeuta no Projeto Aventura Social/ASA – Clínica.
Possui Licenciatura em Psicologia área Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Doutoramento pela FMH na especialidade de Educação Especial e Reabilitação, com trabalho na área do estudo das perturbações do comportamento social e intervenções com jovens em idade escolar. Fez formação pós-doutorada na Universidade de São Diego, na Leidsehogeschool/Leiden, School of Public Health e Quensland University of Technology (QUT), School ofPublic Health (Brisbane/Austrália).
Coordenação nacional de diversos projetos internacionais e nacionais, com financiamento Europeu (7PQ, EEA grant e H2020; HBSC, Kidscreen, DICE, RICHE, TEMPEST, Y-Sav, Mocha, EsCool), e nacional (IDT, CNVIH/SIDA; ACS, ME, DGS, Casa Pia, ACM). Possui diversas publicações com FI /ISI (H = 24) mais de 200 publicações em revistas com peer review, vários livros e capítulos de livros.
Diversas colaborações com agências de avaliação nacionais e internacionais na área da investigação e diversas colaborações com agências governamentais na implementação e avaliação de programas.
Membro da OPP e representante da OPP na EFPA, coordenando o Board da Prevenção e promoção Steering committee da EUPHA/ Children/adolescents.

INSCRIÇÃO