GUERRA NA UCRÂNIA: CRISE HUMANITÁRIA E PSICOTRAUMA
No hay quien los socorra (Los desastres de la guerra, plate No. 60) (1863) de Francisco Goya
ESTSS4Ukraine | Sessões para profissionais: "Helping the helpers – expert guided supervision and intervision"
Para ajudar aqueles que prestam assistência aos ucranianos, a Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumática (ESTSS) oferece a estes profissionais a possibilidade de supervisão e assistência com colegas e uma especialista da apontada pela ESTSS.
Datas das sessões:
Maio
03.05
17.05
31.05
Junho
14.06
As sessões serão realizadas entre as 11h e as 12h de Kiev (GTM+3), menos duas horas em Portugal Continental.
As sessões serão guiadas pela Prof.ª Dr.ª. Trudy Mooren, especialista em trauma nas famílias e em crianças.
Para mais informações, basta consultar a página da ESTSS.
Informação útil
O Observatório do Trauma
O Observatório do Trauma/CES resultou da evolução do Centro de Trauma, uma unidade do CES fundada a 25 de Junho de 2009. Em Setembro de 2020 o Conselho Científico do CES considerou que o trabalho que esta unidade vinha desenvolvendo se integrava, de forma cabal, nos critérios inerentes a um Observatório CES e atribuiu-lhe o estatuto e a designação de Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. O Observatório do Trauma é atualmente coordenado pela psiquiatra Luísa Sales.
Pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no Trauma Psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários, propondo-se como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes no âmbito do Trauma psicológico.
O Observatório do Trauma é membro da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society For Traumatic Stress Studies - ESTSS) e integra o seu Board of Directors.