Projeto de investigação científica

ARTÉRIA

O projeto Artéria, coordenado academicamente pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e artisticamente pelo Teatrão, apresenta uma proposta de trabalhar com um conjunto de parceiros e colaboradores que representam eles próprios uma radiografia das comunidades urbanas em causa, fomentando a necessidade de circulação de informação e trabalhando na capacidade de mobilização dessas mesmas comunidades, transformando territórios meramente geográficos em comunidades relacionais. Nesta dinâmica incluimos um conjunto de cidades da região centro de Portugal, abarcando, não só a zona litoral - Coimbra, Figueira da Foz e Nazaré, mas também a zona mais interior - Belmonte, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Ourém num esforço conjunto de criação de uma dinâmica cultural regional que tenha um impacto social local, podendo e devendo oferecer uma proposta de mudança ao nível da região e da sua relação com o território nacional e internacional.
O projeto propõe para reflexão a forma como a atividade artística pode contribuir para refundar as bases da cidadania, da democracia e da sustentabilidade urbanas. O mote principal prende-se com o facto de a iniciativa integrar múltiplas dimensões, nomeadamente artística, cultural, cívica e académica, articuladas através de uma "plataforma comum". Esta plataforma tem como objetivo facilitar uma conceção integrada das questões sociais e culturais do espaço urbano, articulando o conhecimento académico e não académico. Pressupõe para isso a criação de uma rede de instituições e organizações culturais, artísticas e académicas que funcionem como uma iniciativa de extensão comunitária e universitária, integrando saberes distintos (artes performativas, urbanismo, cidadania, cultura, música, entre outras). Este esforço de integração multidisciplinar permite a construção de diferentes ferramentas de análise como diagnósticos de necessidades locais, monitorização de impactos e identificação de "políticas urbanas", e o mapeamento cultural de agentes, instituições, e outros projetos de intervenção. Este esforço permite uma ligação próxima entre o conhecimento académico e aquele que advém dos agentes da sociedade civil, criando Projetos Artísticos de Intervenção (PAI) local, geradores de criação cultural e artística, em ligação direta com a educação artística de comunidades diferenciadas.
Em particular, esta plataforma on-line pretende, ao nível da região centro, agregar informação relacionada com a área cultural e artística, propondo uma cartografia das comunidades em causa e relevando simultaneamente aspetos tangíveis e intangíveis destes locais.

 
Nota: Informação na plataforma encontra-se em constante atualização
CidadesTipos
 

Parceiros envolvidos

Coimbra: o CES, o Instituto Politécnico de Coimbra, Faculdade de Ciências e Tecnologia (UC), Faculdade de Economia (UC), Faculdade de Letras (UC) da o Teatrão, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, a Câmara Municipal de Coimbra (Vereação da Cultura e da Educação), O Turismo do Centro, a Direção Regional de Cultura, AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), iClio, a Reitoria da Universidade de Coimbra, a Associação Ruas, a Comissão de Cultura, Cidadania e Comunicação da Universidade de Coimbra, o Conservatório de Música de Coimbra, Serviços e Comércio da Rua da Sofia (Padaria-Pastelaria Palmeira, ERA Imobiliária, Agência de Viagens Melia, Padaria Pastelaria A Nova Penta, Vasco Gameiro-Advogado, Comércio de Utilidades - Pó de Ondas, Restaurante A Cova Funda, Ourivesaria Ferreira, CCS-Centro Comercial Sofia - Templus café, CCS - Café Sofibares, CCS - Café Espaço Aberto, Colégio da Graça - Liga dos Combatentes, Colégio de S. Bernardo, Pingo Doce, Ordem Terceira - Colégio de Nossa Senhora do Carmo, Casa de Saúde da Sofia - Colégio de D. Pedro, Igreja da Graça - Colégio da Graça, Cabeleireiro Maria Teresa Cardoso, Vestuário de Criança/KidsOutlet, Infantário 25 abril, Sapataria e Carteiras Cavalinho, Quiosque Estrelinha da Sorte, Imobiliária Patrocínio Tavares, Sofimoda Vestuário, Dept. Habitação da CMC, A Previdência Portuguesa, LowCostIncome, Café Sofia, Farmácia Figueiredo, Sapateiro Alberto Quintas, Centro de Documentação 25 de Abril, CGD, Pastelaria Sirius, Centro de Trabalho do Partido Comunista Português)

Guarda: Grupo de Teatro Gambozinos e Peobardos - Associação Cultural e Desportiva da Vela, Conservatório Regional de Música da Guarda, Câmara Municipal da Guarda, Teatro Municipal da Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, Aquilo Teatro

Castelo Branco: Lupa Associação, Pé de Pano - Projetos Culturais, Terceira Pessoa Associação, Entrelaçarte, Instituto Politécnio de Castelo Branco, Câmara Municipal de Castelo Branco.

Belmonte: EMPDS (Empresa Municipal de Belmonte), Black Raven - Consultoria Cultural, Grupo de Cantares Toca da Moura, Soli?s - Associação de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia de Belmonte e Colmeal da Torre, Centro Cultural Recreativo do Colmeal da Torre, Câmara Municipal de Belmonte

Nazaré: Museu Dr. Joaquim Manso, BIR / Big Band da Nazaré / Festival de Jazz de Valado dos Frades, Anazart - Associação Nazarena de Artes Plásticas, Secção Cultura e Juventude da Associação Recreativa Pederneirense, Caso do Adro - Associação cultural, Associação de Defesa da Nazaré, Movimento Cívico da Pederneira

Ourém: Instituto Politécnico de Tomar, Câmara Municipal de Ourém, Academia de Música e Banda de Ourém, Sociedade Filarmónica Ouriense, Associação Filarmónica 1º Dezembro, Associação dos Andrés, União Desportiva do Pinheiro e Cabiçalva, Grupo Recreativo de Danças e Cantares Lagoense, Grupo Desportivo Sobralense, Associação Cultural e Recreativa Vale do Nabão, Associação Recreativa e Cultural Atouguiense, Grupo de Teatro ?Os Pépétos?, Grupo de Teatro Amador de Atouguia, Rancho Folclórico Verde Pinho, Rancho Fólclórico Moleiros da Ribeira, Conservatório de Música de Ourém e Fátima

Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia (Bolsa de Pós-Doutoramento), Centro2020 (Concurso CENTRO-14-2016-03)


Equipa do projeto


Investigadores envolvidos do Núcleo de estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCarq):
Antonieta Leite, Claudia Pato Carvalho (coord.), Claudino Ferreira, Luísa Trindade, Nancy Duxbury, Paulo Peixoto

Outros colaboradores/investigadores envolvidos:
- Sue Stewart
- Ceasar McDowell (Massachussetts Institute of Technology e Interaction Institute for Social Change, EUA)
- João Luis Veronezzi (Fundação Getúlio Vargas, Brazil)


Elaboração da plataforma on-line: Alberto Pereira (CES), Pedro Abreu (CES)

Contacto: claudiacarvalho@ces.uc.pt

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto de pós-doutoramento "Artéria", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Temas do mapeamento   

1ª fase do Mapeamento (2013-2014)
A primeira fase do mapeamento foi organizada através da recolha de informação a partir de duas fontes essenciais: inquérito aberto e recolha documental. Foi construído um guião com perguntas abertas enviado aos vários parceiros do projeto com o objetivo de recolher informação relativa aos recursos culturais e artísticos da região centro (agentes culturas, espaços e equipamentos, e ruínas). Paralelamente, e através da colaboração com a Direção Regional de Cultura do Centro, foi aproveitada a informação que a própria DRCC tinha já em sua posse sobre este território, informação esta integrada na base de dados que sustena esta plataforma. Esta informação está em constante atualização

2ª fase do Mapeamento (2014)
Esta fase foi concebida para a sua integração no Workshop Artéria que teve lugar de 28 de maio a 30 de junho de 2014 no Centro de Estudos Socias da Universidade de Coimbra no âmbito do Seminário Internacional Mapping Culture: Communities, Sites and Stories (http://www.ces.uc.pt/eventos/mappingculture/). Neste workshop, co-coordenado por Ceasar McDowell, Sue Stewart, José Carlos Mota e Claudia Pato, os parceiros regionais do Artéria foram convidados para três dias de trabalho conjunto para a conceção de projetos de intervenção cultural nas suas cidades. A este workshop antecedeu um trabalho de campo nas diferentes cidades envolvidas que teve como ponto de partida a metodologia da ?Campanha de Perguntas?, de forma a identificar as questões/problemas culturais nos diferentes locais. A partir daí, foram elaborados, durante os três dias de workshop, propostas de projetos para estas cidades, projetos estes a serem implementados nos próximos cinco anos (2015/2020). Podem ser consultados os resultados deste workshop através do blogue do projeto Artéria 8 (http://projectoarteria.blogs.sapo.pt/) e através dos documentos:

Memorandum Workshop Artéria | 28 June 2014
Observations and Prognosis - Sue Stewart | 8 June 2014
Apresentação do projeto Artéria
Exposição Artéria CES

3ª Fase do Mapeamento (2014-2016) - início da criação dos projetos artísticos de intervenção
Esta fase constitui a terceira fase do mapeamento e vai ao encontro daquilo que se entende que sejam as consequências e implicações do própria processo de mapeamento. Ou seja, depois de feita uma pesquisa sobre os elementos que tornam única uma comunidade, é necessário iniciar um conjunto de atividades e projetos que documentem, conservem e usem estes elementos. O obejtivo mais fundamental do mapeamento cultural é ajudar as comunidades a reconhecer, celebrar e sustentar a sua diversidade cultural com vista a contribuir para o desenvolvimento económico, social e regional. Neste sentido, foram realizados, entre novembro de 2014 e maio de 2015, um conjunto e oficinas locais em cada cidade com os parceiros locais. Estas oficinas tiveram como objetivo a criação de uma estrutura base para a criação dos projetos artísticos de intervenção. O documento em anexo apresenta os resultados destas oficinas.

Conclusões preliminares do Workshop Artéria Região Centro - 2 setembro de 2015
Conclusões preliminares do Workshop Artéria Região Centro - 12 maio de 2015

4ª Fase do Mapeamento (2016/2017)
Elaboração da candidatura ?Operação Artéria? ao Portugal 2020 (CENTRO-07-FEDER-000022, Concurso CENTRO-14-2016-03, tipologia de intervenção ?Património natural e cultural?), pela Associação Cultural sem fins lucrativos ?O Teatrão? para a coordenação da implementação das atividades artísticas e culturais do projeto nos oito territórios da Região Centro identificados.

Plano de Ação Operação Artéria

TEMAS
Categorias tangíveis

1. agentes culturais
2. espaços culturais
3. equipamentos culturais
4. eventos culturais
5. ruínas

Categories intangíveis
6. Videos (pequenos filmes e entrevistas)
7. Fotografias
8. Materiais artísticos (estórias, textos, videos, imagens, documentos de investigação, documentos disseminção)
9. Projetos artísticos de intervenção em cada cidade (resultados do workshop "Mapping Culture: Communities, Sites and Stories")