Pandemia e Academia em casa - que efeitos no ensino, investigação e carreira? Estudo sobre as mudanças no sistema científico e de ensino superior.
 
Período:
1 de agosto de 2020 a 30 de setembro de 2021
Duração:
14 meses
Resumo
Múltiplas desigualdades de género marcam a Academia. Especula-se sobre o seu agravamento em condições de pandemia, dadas as dificuldades das mulheres, em especial, de negociar um "quarto que seja seu". Com um inquérito (disponível aqui) procura-se perceber se, e como, docentes e investigadoras/es se adaptaram e que vantagens ou penalizações sentiram, numa perspetiva interseccional. Procura-se também auscultar, através de metodologias qualitativas, as perspetivas pós-COVID-19 no ensino e na investigação.
O objetivo do estudo é conhecer as estratégias de adaptação ao trabalho docente e de investigação sob a COVID-19 quanto a:
- medidas de contingência tomadas pelas instituições do sistema científico e do ensino superior
- métodos de trabalho de ensino e de avaliação à distância
- teletrabalho e conciliação trabalho/família
- restrições à execução dos planos de investigação
- impacto percebido na produtividade e nas oportunidades de carreira (em especial de pessoas com mais vulnerabilidade contratual, económica ou social)
Resultados
Este projeto procura enformar o debate junto de audiências difusas e estratégicas sobre o mainstreaming de género no Ensino Superior e Investigação:
• Submissão de artigo a revista internacional
• Apresentação em evento científico
• 4 science slams de cinco minutos:
   1. O Projeto e as medidas institucionais de enfrentamento da COVID-19
   2. Adaptação do ensino e da investigação durante a crise pandémica
   3. Confinar e perecer? Impacto da crise pandémica no desempenho científico
   4. A divisão sexual do trabalho doméstico e do trabalho doméstico académico durante a pandemia
Policy Brief - Recomendações de política pública, apresentadas e discutidas em reuniões com stakeholders institucionais e decisores políticos relevantes (governantes da área da Igualdade e da Ciência e Ensino Superior, sindicatos e outras plataformas de representação, como o CRUP, o CCISP e a ABIC. (disponível aqui)
• Ebook com a apresentação da investigação realizada e dos resultados obtidos no âmbito do Projeto Pandemia e Academia em Casa (disponível aqui)
• Além de beneficiar dos recursos humanos e técnicos necessários à execução do plano de comunicação, o projeto tirará partido das ferramentas de comunicação do CES
• A articulação com o Projeto Europeu para o mainstreaming de género na academia e investigação (SUPERA), em que as investigadoras estão envolvidas, que permitirá ampliar o alcance dos seus resultados junto de públicos difusos e estratégicos ligados às políticas de Ensino Superior/Investigação (FCT, MCTES, SECI, CRUP, CCISP, FCT, SNESUP, FENPROF, ABIC), à Igualdade de Género (SECI, CIG) e associações científicas de mulheres (APEM e AMONET)
 
Veja ainda o artigo "Pandemia e Academia em Casa: Desigualdades, desafios e perspectivas de futuro" na edição nº77 da revista do SNESup.
 
 
Este trabalho foi financiado, ao abrigo do apoio especial a projetos de investigação sobre o impacto da emergência de saúde provocada pela COVID-19 nas desigualdades de género e violência contra as mulheres e violência doméstica, em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto "Pandemia e Academia em casa - que efeitos no ensino, investigação e carreira? Estudo sobre as mudanças no sistema científico e de ensino superior." (projeto nº 77). 
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia  - Apoio Especial Research4COVID, nº77 
Investigadoras/es:
Caynnã de Camargo Santos
Cristina Maria Coimbra Vieira, Univ Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Joana Silva
Luísa Winter Pereira
Virgínia Ferreira (coord)
Palavras-Chave
género, COVID-19, academia, conciliação trabalho e família, digitalização do ensino

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