A imigração qualificada: imigrantes em sectores dinâmicos e inovadores da sociedade portuguesa

Resumo

Com este projecto pretende-se estudar um aspecto específico e menos conhecido da última vaga de imigração em Portugal, marcada pela vinda de cidadãos do Leste europeu. Trata-se da inserção desses imigrantes em áreas dinâmicas e qualificadas da economia e da sociedade portuguesas e destas em processos globais de subcontratação de recursos humanos qualificados (Hira, 2003).
Para isso, uma vez feita uma aproximação global ao volume de imigrantes qualificados chegados nos últimos 10 anos e à sua distribuição no território, definir-se-á um conjunto de áreas em que assentarão estudos de caso realizados através de metodologias de investigação intensivas.
Este projecto partirá da informação extensível disponível e privilegiará o recurso a inquéritos, entrevistas e informação privilegiada, no âmbito dos estudos de caso a seleccionar nas áreas pertinentes. Pretende-se com esta metodologia alcançar resultados de natureza qualitativa que permitam esclarecer as formas de inserção de imigração qualificada na sociedade e economia portuguesa e os seus impactos nas dinâmicas internas das organizações. Assume-se assim que a qualificação deve ser entendida como uma variável útil não apenas para a análise do impacto económico mas também para a percepção dos modos de inserção social da recente vaga de imigração em Portugal.
À partida pensa-se que esses estudos incluirão: (1) "Distritos" industriais dinâmicos em zonas não-metropolitanas; (2) Instituições de ciência e tecnologia, de enquadramento empresarial, do "terciário industrial" e da cultura; (3) Instituições de ensino superior e centros de investigação.
A escolha definitiva dos estudos de caso será feita no decurso da primeira fase da investigação. Alguns deles resultarão da informação extensiva recolhida, designadamente da quantificação dos imigrantes qualificados e da sua distribuição territorial. Será assim no que diz respeito aos itens (2) e (3) referidos acima, sendo que a importância da mobilidade internacional nestes sectores em Portugal já foi salientada (Pereira, 2002). Quanto aos "distritos" industriais dinâmicos do continente português (Reis, 1992), estudos anteriores permitem apontar desde já para sistemas produtivos locais como os de Águeda, da Marinha Grande, do eixo Torres Novas-Abrantes ou do Oeste (Oliveira e Lopes, 1995; Reis et al., 1995), e para as relações entre conhecimento e desenvolvimento local (Tolda, 2001).
Procura-se assim, com este projecto, estudar "o outro lado" da imigração recente, isto é, os casos que não estão incluídos nos processo mais massivos, como são, por exemplo, os da inserção na construção e obras públicas, na agricultura ou nos serviços de restauração (Baganha, 2001; Baganha et al., 2002).


Objectivos

- Avalaiar até que ponto a maior qualificação da imigração da Europa de Leste tem sido integrada na sociedade portuguesa de forma a valorizar as competências destes imigrantes. É este um processo unicamente intersticial ou estão já a desenvolver-se tendências significativas capazes de mudar a qualificação da economia portuguesa?

- Identificar territórios específicos onde os imigrantes qualificados são empregados, as formas através das quais as suas competências estão a ser valorizadas e contibuem para a dinâmica organizacional. Há razões para crer que estamos perante uma nova forma de encarar a imigração?

- Tornar disponível informação para definição de políticas públicas na base de que os assuntos estudados atravessam várias dimensões da sociedade portuguesa. De que modo pode ser definida a articulação das políticas de imigração, formação, desenvolvimento local e políticas de inovação?


Tarefas

Tarefa 1 – Identificação e recolha extensiva de informação e dados de base.

Tarefa 2 – Definição dos estudos de caso relevantes.

Tarefa 3 – Investigação dos casos de estudo.

Tarefa 4 – Síntese, conclusões e recomendações.