Ciclo de Seminários

5 de fevereiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020

CES | Alta

Apresentação

Ciclo de seminários mensais que têm lugar nas primeiras terças de cada mês e pretendem ser diálogos entre investigadorxs do núcleo de investigação DECIDe | Democracia, Cidadania e Direito (CES-UC) e investigadorxs de outros núcleos.

Objetivos principais:
a) socializar os temas das pesquisas dxs investigadorxs (permanentes, pós-doc, visitantes, juniores e doutorandxs)
b) construir pontes entre trabalhos de investigação.

A proposta é de que haja um debate sobre perspetivas, linhas de investigação e metodologias, de modo a que dialoguem ou tragam diferentes olhares sobre um mesmo ponto. A seleção dos temas a partir deste convite irá fundamentar-se nos assuntos trabalhados pelo núcleo.
Os Slam Seminars têm a duração de 1h30m:
- 1 orador/a (ou dois, se a/o arguente fizer parte de um grupo de investigação) com 25 minutos de apresentação;
- 2 comentadoras/es (um/a do DECIDe e outro/a de um dos demais núcleos do CES ou externo; se a/o propoente for doutro núcleo, xs discussant são ambxs do DECIDe) com 15 minutos cadx um/a.

As/os oradorxs do seminário serão escolhidxs a partir de um processo de consulta envolvendo a/o speaker proponente, as coordenadoras do núcleo DECIDe e um ou dois membros dos núcleos relacionados com o tema.
- 35 minutos para a discussão com o público presente.

Convite à participação
O presente convite pede, então, propostas de temas quentes e propostas de seminários sobre o(s) tema(s) sugeridos. Para organizar os seminários, é preciso enviar um email à coordenação do núcleo (codecide@ces.uc.pt) com as seguintes informações:
- Nome e apelido, título da apresentação, descrição do tipo de trabalho (doutoramento em…, orientador/a, co-orientador/a, data de defesa prevista; projeto de pós-doc, período, ...; investigação financiada por ...)
- Língua escolhida (português ou inglês ou espanhol);
- Resumo da apresentação (1 página); o texto completo da apresentação terá que ser enviado com pelo menos uma semana de antecedência às/aos comentadorxs e à coordenação do DECIDe;
- Sugestões de 2 investigadorxs que poderiam comentar;
- Proposta de data (primeira quarta-feira de cada mês) e horário;
- Breve biografia (cinco linhas máximo).