Seminário | Programa de Doutoramento em Estudos Feministas

Arte, descolonialidade e masculinidade não-violenta

Marta Fernández (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

18 de março de 2021, 14h00 (GMT)

Evento em formato digital

Resumo

Esta sessão visa instigar o debate sobre performances e saberes vivenciados nas periferias globais que cotidianamente produzem fissuras nas relações de poder vigentes. De que modo a arte produzida nas margens e periferias têm o potencial de descolonizar as dinâmicas interseccionais de raça e gênero? Como, por meio de experiências artísticas vivenciadas por sujeitos periferizados na cidade do Rio de Janeiro, sujeitxs negrxs interferem nas representações hegemônicas acerca da masculinidade negra interpelando os olhares que os fetichizam e exotizam?

Pretendem introduzir-se conceitos como o do “paradigma da potência” desenvolvidos em contexto periférico no Rio de Janeiro que nos permitem recentrar as periferias, entendendo-as como produtoras legítimas de cultura e conhecimento. A partir de autores/as decoloniais e autoras feministas negras, a sessão objetiva discutir o potencial das práticas artísticas e culturais periféricas de disputarem a colonialidade do ser, do saber e do poder e de produzirem mundos mais equitativos. Como pensar a resistência a partir de tais práticas? E como estas resistências se expressam no cotidiano de cidades pós-coloniais, como é o caso do Rio de Janeiro, estruturadas pela desigualdade e por projetos de necropolítica?

A apresentação focará sobretudo, em consonância com o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto GlobalGrace (Global Gender and Cultures of Equality), nas práticas artísticas como desestabilizadoras das hierarquias de gênero e na sua contribuição para produção de masculinidades alternativas, não hegemônicas e não violentas.

Nota biográfica

Marta Fernández é professora do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde concluiu seu doutorado. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do projeto internacional GlobalGrace (Global Gender and Cultures of Equality). Foi diretora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio de 2016 até 2020. É uma das editoras da série Global Political Sociology da Palgrave Macmillan. Integra a diretoria atual da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Suas principais áreas de interesse se concentram em Teoria das Relações Internacionais, Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, Estética, Violência, Resolução de Conflitos e Relações raciais.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas (FLUC/CES)

Imagem destacada | © Matteo Pugliese, «Deimos» (2016)

_______________________________

Evento em formato digital

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.