Seminário

Diálogos sobre Outras Economias: possibilidades de transformação social

Pedro Hespanha

Valmor Schiochet

6 de maio de 2021, 18h30 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Moderação: Beatriz Caitana da Silva (Ecosol/CES - Projeto URBiNAT.)


Apresentação

É comum encontrar associações entre diversas semânticas que giram em torno do conceito de Economia Solidária, tais como economia da partilha, ecossocialismo, economia do bem-viver, economia circular, economia criativa, economia social, economia de Francisco e Clara, economia feminista, cooperativism solidário, socioeconomia, dentre outras. Apesar da pluralidade de elementos que os aproximam, outros os distanciam, sendo em muitos casos, necessário explicitar as suas diferenças. Neste Semináro pretende-se refletir sobre o mosaico de conceitos e práticas sociais em que a economia solidária se situa, seja no caso português, seja no Brasil, onde impera cada vez mais uma disputa de conceitos no campo social. O diálogo entre dois sociólogos de cada um destes países corroborá para tornar visível a racionalidade presente nas várias designações mais comuns e ter uma visão ampla da diversidade de representações existentes sobre o fenómeno da economia solidária.

A Rede RIU-PR convida para mais uma Live Internacional em parceria com o Centro de Estudos Sociais - CES da Universidade de Coimbra, com convidados especiais, para debatermos o tema: Diálogos sobre Outras Economias: possibilidades de transformação social.

O seminário pode ser acompanhado em direto AQUI


Notas biográficas

Pedro Hespanha (CES) | Sociólogo. Professor Jubilado da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social. Foi professor visitante em várias universidades estrangeiras e participou como pesquisador principal em vários projetos e redes de pesquisa nacionais e internacionais, lidando com políticas sociais ativas, exclusão social e pobreza, experiências e estratégias de emprego e desemprego. Coordena desde 2008 o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES)

Valmor Schiochet | Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (1998). Possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1984), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau desde 1987 no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional. Foi Secretário Municipal (Blumenau/SC) de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (1997-98) e Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego (2003-2007 e 2011 - 2015). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, economia solidaria, movimentos sociais, democracia e crise capitalista.