Seminário

Jovens, racialização e criminalização

Jacqueline Sinhoretto

Jair Cordeiro

João Pedroso

21 de junho de 2021, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

Vários estudos concluíram que existe uma ligação entre classe, raça e o processo de criminalização, que policia e criminaliza seletivamente o comportamento de certos jovens e adultos jovens, desproporcionalmente oriundos de bairros periféricos ou zonas urbanas das áreas metropolitanas (no nosso caso, das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto), normalmente vistos como bairros sensíveis ou problemáticos.

O presente seminário pretende aprofundar o conhecimento e partilha de experiências sobre a seletividade desses processos.

Oradores/a

Jacqueline Sinhoretto (UFSCAR)
João Pedroso (CES)
Jair Cordeiro (FASE/RS)

Moderação: Luena Marinho (CES)
 

Atividade no âmbito do projeto de investigação «YOUTHRESPONSE - Jovens adultos imputáveis: direito penal e a resposta judicial», financiado pela FCT através de fundos nacionais (refª: PTDC/DIR-DCP/29163/2017).

________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/85403894383?pwd=K1AzWlA5NFdrSGQvMU9qZlFJWGh0dz09
ID: 854 0389 4383 | Senha de acesso: 257038

 

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.