Observatório para a Inovação Social no Espaço Atlântico disponível online

Novembro de 2019

O Centro de Estudos Sociais (CES) lançou o portal do Observatório para a Inovação Social no Espaço Atlântico – o culminar do projeto Atlantic Social Lab, financiado pela União Europeia e que desde 2017 tem promovido experiências-piloto em torno de inovação social no setor público, empresarial e em organizações não-governamentais.

Este website, disponível em https://atlanticsociallab.ces.uc.pt/, pretende contribuir para a visibilidade da investigação em torno da inovação social e servir como repositório de informação relevante sobre esta temática, que possa servir como referência a estudos futuros e a atores que se dedicam à prática da inovação social. O Observatório agrega resultados obtidos durante a implementação do projeto, assim como uma série de dados estatísticos e informações relevantes sobre os países que integram o Espaço Atlântico (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido). Uma vez que o projeto se aproxima da sua conclusão, em maio de 2020, o website permitirá arquivar os principais contributos alcançados com o desenvolvimento do Atlantic Social Lab, assim como apresentar informação estatística com atualização periódica sobre a temática da inovação social.

O website está dividido em quatro secções principais: a primeira, Social Innovation Trends, reúne informação sobre tendências recentes de inovação social, quer na forma de estudos, relatórios e artigos de imprensa recentes, quer na apresentação de indicadores estatísticos do Eurostat, agrupados em quatro domínios relacionados com a inovação social: demografia, educação, sociedade, economia. A segunda secção, Actors of Social Innovation, agrupa uma listagem de atores que trabalham em inovação social nos países que integram o projeto. Informação geral e áreas de atuação das várias instituições podem ser consultados nesta secção, na qual figuram instituições públicas, privadas do setor social, empresariais ou não-governamentais. É uma listagem que se pretende em expansão permanente uma vez que o website permite que novas entidades interessadas insiram a sua informação neste repositório. A terceira secção, The Observatory, é dedicada aos aspetos organizacionais do projeto, os seus objetivos, os parceiros envolvidos e o funcionamento do Observatório. Incluí ainda uma ferramenta que permite ao utilizador organizar a lógica estruturante de determinada iniciativa de inovação social, construindo uma teoria de mudança para a intervenção planeada, para compreender impactos potenciais. A quarta e última secção, Useful Information, apresenta a principal documentação criada no âmbito das atividades do Atlantic Social Lab, relatórios técnicos e de vistas de estudo, assim como contactos úteis.

O Atlantic Social Lab, liderado pelo Município de Avilés (Espanha), é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação INTERREG Espaço Atlântico, com a referência EAPA_246/2016.