Curso de Formação Avançada | Ensino a Distância

A desformalização na titulação dos atos sujeitos a registo predial

20 de abril a 1 de junho de 2020

Apresentação

As alterações legislativas registadas nos últimos anos, particularmente as que tornam facultativas as escrituras públicas no âmbito da titulação de atos sujeitos a registo predial, constituem a motivação determinante para a realização deste curso.

Neste contexto, merece especial destaque a titulação com recurso à figura do documento particular autenticado (DPA), a efetuar nos termos e condições legalmente definidos, aspetos que obrigam ao enquadrarmento legal da competência atribuída às diversas entidades, assim como à análise das diversas fases do DPA.

Na mesma linha, impõe-se ainda elencar os documentos necessários para a instrução de cada ato, bem como tomar conhecimento das vicissitudes que podem surgir ao longo das diferentes fases da titulação.

Considerando ainda que em causa está o tratamento de matéria que envolve questões práticas no âmbito do desenvolvimento de competências notariais, privilegia-se a abordagem de algumas situações concretas, previamente definidas, de forma a que possa fornecer-se uma visão global deste tema.

Destinatários

O Curso destina-se a profissionais de países de língua portuguesa, designadamente a advogados, magistrados judiciais e do Ministério Público, conservadores, notários, solicitadores, funcionários judiciais, jornalistas, estudantes e a demais interessados que pretendam maximizar as suas competências teóricas e práticas no âmbito do Registo Predial.

Metodologia de formação

Os temas serão abordados através da disponibilização de videos explicativos, apresentações e textos nos quais se fará o enquadramento das matérias a tratar.

Em permanência estará ao dispor uma área de discussão – Forum de Discussão – destinada a interação entre formandos, Coordenadora e tutor. Ocorrerão chats - em datas a anunciar no início da formação - durante os quais a Coordenadora estará disponível para troca de dúvidas/esclarecimentos com os participantes acerca dos temas abordados no curso.

A formação não prevê avaliação. No final é emitido um certificado de formação.

A formação será realizado com o mínimo de 12 e o máximo de 30 participantes

UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
unifojcursos@ces.uc.pt
239 855 570/72