CURSO BREVE DE FORMAÇÃO MODULAR TEMÁTICA

Introdução a uma abordagem de sistemas complexos

9 de dezembro de 2019, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Este curso breve de formação dedicado ao tema “Introdução a uma abordagem de sistemas complexos“, integra-se num projeto mais alargado do  Curso Integrado de Formação e Supervisão “Complexidade e mudança Familiar: Um Modelo (Geral) de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada  (MAIFI)”,  compreendendo a participação isolada nas  Componentes Modulares de Formação Teórica Autónoma e de Formação Teórica em Grupo do Módulo 3.

Este curso apresenta uma introdução a uma abordagem de sistemas complexos, para cientistas e sociais e profissionais de intervenção social, informada pelas Teorias e Modelos das Ciências da Complexidade Serão apresentados conceitos básicos  e discutidas as aplicações para o estudo e gestão da mudança em sistemas sociais complexos.  Será apresentada e discutida uma noção de pensamento relacional complexo aplicado e discutido o papel do interventor como gestor de processos de mudança, através da aplicação de uma metáfora da Jardinagem. O curso fará ainda uma introdução ao estudo da família como sistema complexo e à complexidade da mudança familiar.

Os participantes receberão, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao momento de formação em grupo, um conjunto de sugestões de leituras (em português e inglês) para apoiar o seu estudo autónomo e preparação para a sessão teórica. Serão, ainda, convidados a participar num grupo de discussão online.

Horário: 10h00- 12h30; 14h00- 16h30; discussão livre entre as 16h30 e as 17h30

Componente online: via Moodle

Formadora: Ana Teixeira de Melo, investigadora do CES-UC

Inscrição obrigatória limitada a 20 pessoas