Maria Andréa Luz da Silva

Socióloga (graduada em 2001) com mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005), Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Sociais da UECE - NUPES. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de avaliação de políticas públicas, desenvolvimento social, política e mídia, análise de discurso, juventude e conflitualidade, além de estudos e intervenções sociais no âmbito dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Dentre as atividades que desenvolve se destacam não só as de natureza acadêmica como também as de intervenção social: no primeiro grupo, avaliações institucionais e pesquisas financiadas por Organismos Internacionais, Ministérios do Governo Federal do Brasil, Secretarias do Governo do Ceará e instituições de fomento à pesquisa no país; no segundo grupo, coordenação de projetos voltados para formação de jovens em alta vulnerabilidade e coordenação da Escola de Conselheiros de Direitos e Tutelares do Estado do Ceará, projetos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.

Freitas, Francisco; Allegretti, Giovanni; Luz da Silva, Maria Andrea (2012), "Experiências participativas da juventude em Portugal: reflexões emergentes do caso do OPJ da Trofa", O Público e o Privado, 12, 153-203

Livro

Silva, Maria Andréa Luz da (2011), Democracia, participação e cidadania: análise do discurso dos candidatos a presidente nas eleições de 2002.. Fortaleza: Edmeta

Livro