Maria José Paiva Fernandes Carvalho

Maria José Paiva Fernandes Carvalho nasceu a 8 de julho de 1957, em Buarcos, Figueira da Foz. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC -1982). Residiu em Massachusetts (MA), Estados Unidos da América do Norte (EUA) (1985-2002),onde ensinou Língua e Cultura Portuguesas, nas Escolas Oficiais Portuguesas em New Bedford, MA. Ainda, nos EUA, concluiu o Mestrado em Library and Information Science, na Graduate School of Library and Information Science, Simmons College, Boston (1991). Trabalhou na New Bedford Free Public Library (1986-2002), tendo sido Diretora da Casa da Saudade, a primeira e única biblioteca pública americana, ao serviço das comunidades imigrantes de língua portuguesa. Foi também diretora da Biblioteca Howland-Green, biblioteca de extensão da NBFPL ao serviço das comunidades de língua espanhola. Obteve o Certificado de Capacitação Profissional em Biblioteconomia e Informação, do Estado de Massachusetts Board of Library Commissioners (1997). Por serviço prestado em prol da promoção da língua e cultura portuguesas, recebeu várias distinções: "Language and Culture Preservation Award" Portuguese-American Women Association; "Certificate of Special Congressional Recognition", United States of America Congress - Senator Kerry and Senator Kennedy Offices'; "Official Resolution", City of New Bedford; "Heritage Day Award", Massachusetts State House; "Official Citation", Massachusetts State Senate & House of Representatives. Regressou a Portugal em 2002 e atualmente é Coordenadora dos Serviços da Biblioteca Norte|Sul do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Em 2009, concluiu o Curso de Formação Profissional "Formação Pedagógica de Formadores à Distância" tendo obtido o Certificado de Aptidão Pedagógica de Formadores (CAPF). Em 2017, doutorou-se em "Ciências Sociales y Juridicas/Información y Documentación pela Facultad de Traducción y Documentación da Universidad de Salamanca", onde defendeu a tese "IN or OUT": A Biblioteca Casa da Saudade: facilitadora da IN-clusão dos/as seus/suas utilizadores/as imigrantes portugueses/as na cidade de New Bedford,Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América do Norte, um estudo de caso sobre o papel da Biblioteca Casa da Saudade na inclusão dos imigrantes portugueses, utilizadores da biblioteca, na sociedade americana. É Co-coordenadora Ciclo de Formação Avançada "Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao turbilhão" onde é formadora no 1º Módulo constituido por seminários de formação avançada para doutorandos, investigadores e pós-doutorados. Os seus interesses de investigação centram-se nas temáticas relativas a: Bibliotecas académicas e Bibliotecas digitais; Qualidade dos Serviços das Bibliotecas Académicas; Bibliotecas públicas interculturais no contexto migratório; Migrações; Emigração/imigração portuguesa; Mulheres e imigração.