Hugo Gonçalves Dores

Licenciado em História (2005) e Mestre em História Contemporânea (2009) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve o seu doutoramento em História no PIUDH (ICS - Universidade de Lisboa), em 2014, com a tese Uma Missão para o Império: política missionária e o "novo imperialismo" (1885-1926). É desde 2011, membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica e desde 2015 do Consejo Academico de Centro de Estudios Afro-Hispanicos da UNED (Madrid, Espanha). Foi visiting scholar na Universidade de Lovaina (Katholieke Universiteit Leuven) (Bélgica, 2011) e na Brown University (Estados Unidos, 2012). Participou nos projectos: Globiber - «Le renouveau impérial des États Ibériques: une globalisation originale? (1808-1930)», Casa de Velázquez (École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques - Madrid) (2012-14) e «Internationalism and Empire: The Politics of Difference in the Portuguese Colonial Empire in Comparative Perspective (1920-1975)», ICS-UL (2012-15).Tem trabalhado sobre missões e império (sécs. XIX e XX), nomeadamente sobre as políticas imperiais relativas à missionação (católica e protestante) e as suas dinâmicas transnacionais, à educação,ao desenvolvimento e à cooperação inter-imperial. O seu projecto de pós-doutoramento - "Educating empires: international organizations, inter-imperial cooperation, and the educational policies in late colonialism" - estuda a circulação de ideias e projectos educativos destinados para as populações coloniais africanas, explorando o papel das administrações imperiais e de organizações inter-imperiais (CCTA) e internacionais (UNESCO).

Dores, Hugo Gonçalves (2019), "De utilidade imperial e sentido iminentemente civilizador": a política missionária no império colonial português durante o Estado Novo (c. 1930-1960), in Leandro Pereira Gonçalves e Maria Inácia Rezola (org.), Igrejas e ditaduras no mundo lusófono. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 277-306

Dores, Hugo Gonçalves (2018), "A língua portuguesa ao serviço da missão: a proposta da Sociedade de Geografia de Lisboa para uma missionação luso-brasileira", Lusitania Sacra, 2.ª série, Tomo XXXV (janeiro-Junho 2017), 95-118

Dores, Hugo Gonçalves; Bandeira Jerónimo, Miguel (2018), Dinámicas imperiales en competición. Política y religión en el Imperio colonial portugués (1890-1930), in Xavier Huetz de Lemps, Gonzalo Álvarez Chillida e María Dolores Elizalde (org.), Gobernar colonias, administrar almas. Poder colonial y órdenes religiosas en los imperios ibéricos (1808-1930). Madrid: Casa de Velázquez, 39-56