Humberto Figueiredo

Humberto Figueiredo inicia os seus estudos artísticos em Coimbra, concluindo o Curso Superior de Tecnologias Artísticas em 1992. Em 1996 termina a Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, pela qual lhe é atribuído o Prémio Eng. António de Almeida. É Investigador e Doutor em Belas-Artes pela Universidad Complutense de Madrid, tendo a sua Tese de Doutoramento obtido a nota máxima. Actualmente, cumpre o Projecto de Pós-Doutoramento no CES, integrado no Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura. A partir de 1996 realiza a sua actividade docente no ensino superior artístico - Escola Universitária das Artes de Coimbra, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Coimbra - orientando diversas unidades curriculares, bem como projectos criativos especializados e de nível avançado, nas áreas da Arte e do Design. Esteve como Docente visitante, ao abrigo do Programa Sócrates-Erasmus, na Accademia di Belle Arti di Bologna e na Facultad de Bellas Artes da Universidad Complutense de Madrid. Como investigador, desenvolve investigação teórica e teórico-prática no domínio das Belas-Artes e da Escultura em particular, assim como no dos territórios de fronteira entre a Escultura, a Arquitectura e a Pintura. Investiga, igualmente, no domínio dos âmbitos criativos e tecnológicos associados à madeira como material fundamental na Escultura, na Arquitectura e no Design tridimensional. Interessa-se, ainda, pela investigação dos fundamentos e práticas da Arte em contextos sociais e culturais determinados.