Mauro Costa Couceiro

Mauro Costa Couceiro é atualmente investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e cocoordenador do projeto Santa Cruz (CES-UC-FCT). O projeto de investigação incide sobre o Mosteiro de Santa Cruz, uma das principais casas religiosas portuguesas, e a sua situação até 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas e o seu património foi integrado no Estado, vendido ou enviado para museus. Neste projeto desenvolve metodologias de recolha e interpretação de dados, reconstrução e representação multidimensional em diversas plataformas analógicas e digitais das produções artísticas e arquitetónicas parcialmente destruídas. Promove ainda processos prospetivos de recuperação, preservação e promoção deste património histórico com vista à divulgação cultural e ao ensino superior. Durante as duas últimas décadas, as suas pesquisas desenvolveram-se em torno de analogias entre a Arquitetura, a Biologia e as Artes Representativas, realçando-se o desenvolvimento de técnicas e tecnologias relacionadas com a fusão personalizada de processos analógicos e digitais. As técnicas e tecnologias envolvidas abrangem os campos do Desenho e Escultura de estruturas geométricas complexas, Modelação Informada (BIM - Building Information Modeling), Materialização de Projeto com bases Robóticas (CAM Computer-Aided Manufacturing) e processos generativos digitais (CCAD - Computer Creative Assisted Design). Lecionou em dedicação exclusiva na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática. Entre as diversas disciplinas regidas, destacam-se disciplinas como Expressão Plástica e Multimédia, Modelação e Animação, Arquiteturas Virtuais, Desenho e Projeto Digital. Desenvolveu a sua investigação doutoral na Universitat Internacional de Catalunya, Escuela Superior de Arquitectura, Grupo de Investigación Consolidado de Arquitecturas Genéticas em Barcelona. Para além do seu doutoramento, aprovado com a avaliação final de "Excelent Cum-Laude" em 2009, fez também dois mestrados na mesma universidade em Barcelona. O primeiro mestrado foi desenvolvido na área de investigação de Arquiteturas Genéticas e o segundo focado na História Mundial da Arquitetura e do Design. Desenvolveu, a nível mundial, módulos didáticos e workshops dentro dos temas de investigação supramencionados, salientando-se os que decorreram na Hongik University da Corea do Sul, L'école nationale supérieure d'architecture de Paris La Villette, Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, Escuela Técnica Superior de Arquitectura y Geodesia de la Universidad Complutense de Madrid, ELISAVA - Escola Superior de Disseny i Enginyeria de Barcelona, Institute for Advanced Architecture of Catalonia - IAAC, UPC - Universitat Politècnica de Catalunya, Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Lusíada de Lisboa, Escola Superior Gallaecia. É convocado frequentemente pela Agencia Nacional de Evaluación y Prospectiva - Ministerio de Ciencia e Innovación de España como avaliador de projetos científicos e artísticos a desenvolver a médio prazo por consórcios de empresas e universidades europeias. Dirigiu e colaborou em concursos de Urbanismo, Arquitetura, Design e Multimédia, entre os quais se destacam três prémios e menções em concursos internacionais para a conceção de edifícios públicos e respetivas soluções urbanas. Dirigiu e colaborou em projetos de pintura, escultura, gráficos e de multimédia, assim como projetos de Arquitetura e Urbanismo, destacando-se a contratação por parte da Sonae Rede de Dados SA como arquiteto gestor de espaços, desenvolvendo e coordenando projetos de reabilitação de património industrial para futura utilização por unidades IT da Sonae. Colaborou através de publicações, palestras e exposições com várias instituições nacionais e internacionais, das quais se destacam: eCAADe - Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe, Seoul HYPERLINK Design 2.0, Cursos Internacionales de Arquitectura y Biónica de Cuenca, Collegi d'Arquitectes de Catalunya, SmartGeometry Group, Barcelona Fórum, Bioma, High-Tech partners, McNeel Europe.

Couceiro, Mauro Costa; Lobo, Rui; Monteiro, António (2019), Mixed Reality and lost heritage: Reconstituting the Monastery of Santa Cruz of Coimbra through VR-AR convergence., in eCAADe (org.), Proceeedings of the Virtually Real, 7th eCAADe RIS. Denmark: Aalborg University: Aalborg University, 1-9

Livro

Lobo, Rui; Couceiro, Mauro Costa (orgs.) (2019), Caminhos Futuros do Património Desaparecido. Colóquio Internacional sobre reconstituições 3D de património arquitetónico desaparecido. Coimbra: Centro de Estudos Sociais

Couceiro, Mauro Costa (2006), "A biónica na Arquitectura", Arquitectura e Vida, 74, 22-28