Rogerio Lima Barbosa

Profissional atuante a mais de 10 anos na iniciativa privada, como gerente de projetos e consultor de projetos de diferentes áreas. Experiência em gerenciamento de processos, com certificação pelo Project Management Institute - PMI e Association of Business Process Management International - ABPMP. Desde 2010 dedica-se, integralmente e de maneira exclusiva, a militância no campo da saúde e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. É um dos fundadores da Associação MariaVitoria - AMAVI - de atenção as pessoas com doenças raras, atuando como seu presidente no período de 2010 a 2013. Por essa associação desenvolveu várias atividades no campo político, social e executivo que influenciaram de maneira significativa a elaboração da primeira lei voltada para os pacientes de doenças raras no Brasil e seus desdobramentos. Conquistou o título de Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra em 2014, sob o título de dissertação: Pele de Cordeiro? Associativismo e Mercado na produção de cuidados para doenças raras. A partir do mesmo ano participa do doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É bolsista de doutoramento pelo Ciências sem Fronteiras/CAPES. O curriculo completo encontra-se na plataforma Lattes do CNPQ.

Barbosa, Rogerio Lima (2015), "Associações de Pacientes, Associações de Doentes, Organizações de Pacientes, Grupos Consumidores de Saúde... afinal, sobre o que se está falando?", CESContexto, 09

Barbosa, Rogerio Lima (2015), "Experiências e trajetórias de cuidados em Saúde: As doenças raras em debate", Prisma, 02

Livro

Barbosa, Rogerio Lima (2015), Pele de Cordeiro? Associativismo e Mercado na produção de cuidado para as doenças raras. Lisboa: Chiado