Encontros Científicos

Organização de encontros científicos

Membro da Comissão Organizadora de International Conference "Worlds of Cultural Heritage(s): History and Politics", Coimbra, 07 a 08 de Fevereiro de 2019 (com Rossa, Walter; Bandeira Jerónimo, Miguel; Calafate Ribeiro, Margarida; Simão Gonçalves, Nuno).

Membro da Comissão Organizadora de Laboratório da Preguiça, Vila da Preguiça, Ilha de São Nicolau, Cabo Verde, 08 a 15 de Dezembro de 2018 (com Lopes, Nuno; Lopes, Leão; Rossa, Walter; Gonçalves, Adelino).

Membro da Comissão Organizadora de Oficinas de Muhipiti: Planeamento Estratégico, Património, Desenvolvimento, Ilha de Moçambique, 19 de Julho a 29 de Agosto de 2017 (com alcolete, Isequiel ; Rossa, Walter; Gonçalves, Nuno).

Membro da Comissão Organizadora de Colóquio PIP 2014, Universidade de Coimbra, 13 a 14 de Junho de 2014 (com Rossa, Walter; Calafate Ribeiro, Margarida; Simão Gonçalves, Nuno; V. Silva, Mónica).

Comunicações em encontros científicos

Lopes, Nuno (2018), "Goa (1510-1660): a construção de uma paisagem militar", comunicação apresentada em Paisagens de Influência Portuguesa: território e Fortificação, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, 05 de Dezembro.

Lopes, Nuno; Rossa, Walter; Simão Gonçalves, Nuno (2017), "Oficinas de Muhipiti: uma experiência em planeamento estratégico num contexto de Património Mundial", comunicação apresentada em Curso de curta duração "Patrimónios: recursos para políticas de desenvolvimento", organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian., Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa, 02 a 13 de Outubro.

Lopes, Nuno (2017), "[Old] Goa Defensive's core", comunicação apresentada em Oceans and shores: Heritage, People and Environments - III CHAM International Conference , FCSH - Universidade Nova de Lisboa, 12 a 15 de Julho.

Lopes, Nuno (2016), "Nos Limites das Velhas Conquistas: Chaporá como caso de estudo", comunicação apresentada em Nas Fronteiras do "Estado da Índia": guerra e diplomacia (Séculos XVI-XIX), FCSH - Universidade Nova de Lisboa, 31 a 31 de Março.

Lopes, Nuno (2015), "O Sistema Defensivo de Goa (1510-1663): Influência e significados na constituição do território contemporâneo", comunicação apresentada em A Guerra em Portugal e no Império (sécs. XV-XVIII): Investigações em curso, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 01 de Julho.

Lopes, Nuno (2014), "Da Arquitectura Militar à Tratadística - Cidade e fortificação no pragmatismo da ocupação de Goa no Século XVI", comunicação apresentada em VIII Ciclo de Conferências Ciência nos Trópicos, Sala do Brasil - Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa, 24 de Abril.

Lopes, Nuno (2014), "O Sistema Defensivo de Goa (1510-1658) na Formação do Território Contemporâneo", comunicação apresentada em Em Torno dos Lugares: Arquitectura e Paisagem, Biblioteca dos Leões - Universidade de Évora, 09 de Abril.

Lopes, Nuno (2013), "Cartografia e tecnologia no (re)conhecimento territorial de Goa", comunicação apresentada em Colóquio Internacional Conhecimento e Ciência Colonial, Fábrica Braço de Prata, Lisboa, 26 a 29 de Novembro.