Alair Ferreira de Freitas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Bacharel em Gestão de Cooperativas e Mestre em Extensão Rural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. É professor do Departamento de Economia Rural da UFV, docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural e em Administração Pública. Atualmente é pesquisador visitante em estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. É coordenador do Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo - CREC e do Programa Cooperar - convergências para o desenvolvimento rural sustentável: cooperativismo, agroecologia e agricultura familiar; É associado da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER); Pesquisador do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV; Docente Integrante do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia - ECOA/UFV; Foi assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Atuou como consultor em programas do Governo de Minas e do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil. Foi Diretor de Relações Institucionais da UFV no período de 2017 a 2019. De 2015 a 2017 foi Coordenador da Central de Empresas Juniores, vinculado ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV/UFV). Em 2015 foi agraciado com o Prêmio Nacional José Gomes da Silva de Melhor Tese na Área de Sociologia Rural concedido pela SOBER. Em 2019 foi um dos 500 jovens do mundo selecionados para a conferência global The Economy of Francesco, convocada pelo Papa Francisco. Coordena e desenvolve projetos com financiamento público e privado, nacionais e internacionais na área de Socioeconomia e Desenvolvimento Sustentável, com ênfase nos seguintes temas: cooperativismo e formas de ação coletiva; agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar; políticas públicas; economia social/solidária e sustentável.