Carlos Rafael Rea Rodríguez

Investigador Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra (na linha temática "A Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos"). Sociólogo pela Universidade de Guadalajara (1993), Mestre em Sociología Politica pelo Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora (1998), Mestre (1999) e Doutor (2009) em Sociología pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (CADIS-EHESS). Realizou um Estágio Pós-Doutoural no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (2010-2011) . É pesquisador do Corpo Acadêmico Atores locais e desenvolvimento comunitário da Universidade Autônoma de Nayarit. Leciona na graduação em Ciência Política e no doutorado em Ciências Sociais na mesma universidade. É membro da Rede Agroecologia, territorialidades e diálogo de saberes, da Rede Mexicana de Estudos de Movimentos Sociais e do Comitê de Pesquisa 47 da Associação Internacional de Sociologia. Pesquisa temas relacionados a movimentos sociais, equilíbrio sustentável, diálogo de saberes e alterhegemonia. Sua pesquisa atual é intitulada Movementos dos povos indígenas e cosmopolítica em Nayarit: entre articulação hegemônica e tradução.