Célia Maria Foster Silvestre

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCL/Araraquara (1997); mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências Sociais, pela mesma Universidade. Atua na área de Sociologia, principalmente nos seguintes temas: juventude, direitos humanos, educação escolar indígena, gênero. Integra o corpo docente da UEMS, Unidade Universitária de Amambai, na categoria de professora efetiva, desde 2010. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História. Coordenou o subprojeto interdisciplinar do PIBID/UEMS/Amambai, de 2014 a 2018, atuando em duas escolas indígenas da aldeia Amambai, promovendo a formação docente de estudantes indígenas dos cursos de Ciências Sociais e História. Coordenou os projetos de PIBID e Residência Pedagógica em Ciências Sociais, de agosto de 2018 a março de 2019, no curso de Ciências Sociais. Participa dos grupos de Pesquisa Etnologia e história indígena (UFGD); Estudos da memória, patrimônio cultural, ambiental e ensino de história (UEMS); Segurança Urbana, Juventude e Prevenção de Delitos (UNESP/FCLAr). Em 2019/2020 realiza estágio pós doutoral no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, sob supervisão do Dr. Boaventura de Sousa Santos.