Claudia Barbosa

Pós-doutoranda no CES, desenvolvendo no núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito investigação sobre Accountability Judicial - formas de controle e participação social sobre o Sistema de Justiça. Anterior pós-doutoramento realizado na York University, Toronto, Canadá (2013). Graduada, mestre e doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, com investigação em sistemas jurídicos comparados desenvolvida na Universidade de Montreal, CA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (atualmente em licença sabática), onde já dirigiu os cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito. Leciona Teoria Constitucional na graduação e Perspectivas Socioconstitucionais e Política Judiciária: jurisdição, política e democracia no mestrado e doutorado. Tem como linhas prioritárias de investigação a política judiciária e administração da justiça; constitucionalismos e democracia e organizações socioeconômicas e sociedades solidárias. Lidera na PUCPR o Grupo de Pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos. Integrou o trustee committee da Law and Society Association (LSA), é co-fundadora do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário-(IBRAJUS) e membro do (Instituto Latinoamericano para una Sociedad y un Derecho Alternativos - ILSA; da International Sociological Association (ISA) e da International Association for Philosophy of Law and Social Philosophy (IVR). Parecerista de inúmeras revistas em sua área de pesquisa.