Edimilson Duarte de Lima

Graduação em Psicologia - Faculdades Federadas Celso Lisboa. Doutor (2014) e Mestre (2009) em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Em Pós-doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal CES/UC/PT (Março/2022 à Março 2023). A pesquisa é em parceria com o projeto de investigação "Sofrimento Psíquico e Direitos Humanos: epistemologias da saúde mental, políticas e militâncias na psiquiatria (Lisboa, Portugal e Salvador, Brasil, c. 1950 - c. 2020) " do CES/UC/PT sob coordenação do Prof. Dr. Tiago Pires Marques e co-coordenação da Prof.ª Drª Silvia Portugal. Profissional com Especialização em Psicologia Jurídica - UERJ e Curso de aperfeiçoamento em atendimento ambulatorial em saúde mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ . Em 2013, Estágio Doutoral (modalidade bolsista PDSE/CAPES) no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal CES/UC/PT. Foi membro do Colégio Freudiano do Rio de Janeiro. Atuação como Coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIABEU (2015 à 2021). Nesta instituição, possui experiência em Coordenação do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA e docência, ministrando as disciplinas Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Psicologia Escolar, Psicologia Jurídica e Processos Grupais. No curso de Enfermagem da mesma instituição ministrou as disciplinas Gestão e Liderança, Fundamentos da Psicologia e Aspectos Psicossociais na Saúde. Prática de supervisão em Psicologia Clínica; Psicologia e Saúde; Psicologia Escolar. Pesquisador e líder do "Grupo de Trabalho e Pesquisa em Saúde Mental" vinculado ao Programa de Iniciação Científica do curso de Psicologia do UNIABEU. Docente do curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em "Serviço Social e o Trabalho com Famílias" da UNISUAN. Entre 2018 e 2020, prática em docência no curso de Medicina da Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu - Universidade Iguaçu - UNIG, ministrando as disciplinas "Psicologia Médica" e "Psiquiatria e Saúde Mental". Ainda no curso de medicina exerceu preceptoria em saúde mental no Hospital da Posse. É membro associado da ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental). Participação como delegado nas discussões e encaminhamentos sobre revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, em 2018. Colaborador voluntário da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP-RJ. Psicólogo com prática no serviço de saúde mental da Prefeitura do Rio de Janeiro - contrato CLT/cooperativa. Consultor, orientador e docente de projetos sociais. Prática privada em Psicologia Clínica com orientação psicanalítica. Autor do livro "Imaginários sobre a loucura: cultura e práticas de cuidado em saúde mental" (2016).