Fátima Valéria Ferreira de Souza

Assistente Social (1989) , formada pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre (1995) e doutora (2004) pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada III do Departamento de Fundamentos da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De outubro de 2006 a abril de 2011 esteve cedida ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) atuando como assessora técnica e Coordenadora Geral de Cooperação Institucional da Secretaria de Articulação para Inclusão Produtiva (SAIP). Tem experiência nas áreas de assistência social, comunidade, qualificação profissional e inclusão sócio produtiva. Coordena projetos de extensão que analisa a relação da política de assistência social com ações de inclusão produtiva. De 2014 a 2018 foi coordenadora geral da execução, pela UFRJ, dos cursos do Capacitasuas no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é investigadora visitante, em estágio pós-doutoral no Centro de estudos Sociais da Universidade de Coimbra.