Marcelo Manzano

Sou economista, mestre em Economia Social e do Trabalho (2000) e doutor em Desenvolvimento Econômico (2017), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fui consultor do PNUD e da OIT. Em 2017, recebi bolsa de pós-doutorado concedida pelo German Academic Exchange Service (DAAD) para desenvolver pesquisa sobre redução da desigualdade social no Brasil (Convênio entre International Center for Development and Decent Work - ICDD e o Instituto de Economia da Unicamp). Desde 2011 sou professor colaborador do Instituto de Economia da Unicamp, atuando nos seguintes programas de pós-graduação: "Masters in Social Economy and Labour" (convênio com a Global Labour University) e "Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo". Desde 2019 sou também professor colaborador do programa de pós-graduação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Brasil). Mais recentemente, desenvolvi pesquisa junto à Clinica Direito do Trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em projeto que investigava os trabalhadores sob controle das plataformas digitais no Brasil. Tenho experiência na área de economia, atuando principalmente com os seguintes temas: desenvolvimento econômico; economia brasileira; mercado de trabalho; digitalização do trabalho; informalidade; desigualdade e politicas públicas. Na gestão pública, atuei nas áreas de saúde, formação profissional, microcrédito e promoção de trabalho e renda.