Solange Pereira da Rocha

Solange P. Rocha, Historiadora, Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História/PPGH na Universidade Federal da Paraíba/ UFPB, com mestrado (2001) e doutorado (2007) na Universidade Federal de Pernambuco com intercâmbio com a Universidade Federal Fluminense (2004). A pesquisa de doutorado, Gente Negra na Paraíba Oitocentista: população, família e parentesco espiritual, foi premiada pela ANPUH-Brasil e publicada pela Editora da Unesp (2009). Como pesquisadora-ativista, tem participado dos movimentos sociais antirracistas, sendo uma das fundadoras da Bamidelê: Organização de Mulheres Negras na Paraíba (2001) e no ativismo acadêmico participou da constituição do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI-CCHLA/UFPB (2011/2012), do qual foi Coordenadora e desenvolveu/desenvolve diferentes projetos de pesquisa e extensão. Considerando ainda a gestão acadêmica, esteve coordenando o PPGH-CCHLA/UFPB (Biênio 2017-2019), participa da Direção da Bamidelê (2018-2020) e do Movimento de Mulheres Negras na Paraíba. Os temas de interesse referem-se a Diáspora Africana no Brasil, Patrimônio Afro-brasileiro, Feminismo Negro, História das Mulheres e Ensino de História com ênfase na população negra. No período de 2019/2020, desenvolve investigação de doutoramento no Centro de Estudos Sociais/CES-UC, abordando Patrimônio Afro-cultural, Memória e Diáspora Africana no Brasil.