Viviane Trindade Borges

É Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, Paris. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando no curso de graduação em História e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UDESC. Membro da Red Iberoamericana de Historia de la Psiquíatria e da International Federation for Public History (IFPH) e da Rede Brasileira de História Pública. Desenvolve investigações sobre os seguintes temas: História das práticas institucionais de confinamento, Biografia, História Pública e Preservação do Patrimônio Cultural, em especial os Patrimônios Difíceis e o Patrimônio Prisional. Atualmente realiza estágio pós doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa CNPq.