Bruno Sena Martins

Bruno Sena Martins é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Actualmente, desempenha no CES as funções de Vice-presidente Conselho Científico e de Co-coordenador no Programa de extensão académica "O Ces vai à Escola." É ainda Co-coordenador do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies." É docente no Programa de Doutoramento "Pós-colonialismos e cidadania global." Entre 2013 e 2016, foi Co-coordenador do Núcleo "Democracia, Cidadania e Direito" (DECIDe). É Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Os seus temas de interesse preferenciais são o corpo, a deficiência, os direitos humanos e o colonialismo. No âmbito da sua pesquisa realizou trabalho de campo em Portugal, na Índia e em Moçambique, mantendo ainda estreitas ligações com a academia Brasileira. Realizou dois filmes documentais de divulgação científica. Em 2006, foi galardoado com Prémio do Centro de Estudos Sociais para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa. Em 2007, esteve como Research Fellow no Centre for Disability Studies (CDS), na School of Sociology and Social Policy da Universidade de Leeds.

Martins, Bruno Sena (2018), Estado de Direito e Justiça Histórica: A Guerra Colonial Portuguesa, in José Luiz Bolzan de Morais (org.), Estado & Constituição: O "Fim" do Estado de Direito. Florianópolis: Tirant lo Branche, 117-135

MARTINS, BRUNO SENA; MOURA, ADRIANO (2018), "PORTUGAL E DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES: A EDUCAÇÂO E OS TEMPOS DA VIOLÊNCIA COLONIAL", Educação em Revista, 34, 0, 23

Martins, Bruno Sena (2018), Prefácio, in Shirley Aparecida de Miranda e Nilma Gomes (org.), Diálogos entre sujeitos, práticas e conhecimentos. Belo Horizonte: Mazza Edições, 9-11