Bruno Sena Martins

Bruno Sena Martins é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Actualmente, desempenha no CES as funções de Vice-presidente Conselho Científico e de Co-coordenador no Programa de extensão académica "O Ces vai à Escola." É ainda Co-coordenador do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies." É docente no Programa de Doutoramento "Pós-colonialismos e cidadania global." Entre 2013 e 2016, foi Co-coordenador do Núcleo "Democracia, Cidadania e Direito" (DECIDe). É Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Os seus temas de interesse preferenciais são o corpo, a deficiência, os direitos humanos e o colonialismo. No âmbito da sua pesquisa realizou trabalho de campo em Portugal, na Índia e em Moçambique, mantendo ainda estreitas ligações com a academia Brasileira. Realizou dois filmes documentais de divulgação científica. Em 2006, foi galardoado com Prémio do Centro de Estudos Sociais para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa. Em 2007, esteve como Research Fellow no Centre for Disability Studies (CDS), na School of Sociology and Social Policy da Universidade de Leeds.

Livro

Cardina, Miguel; Martins, Bruno Sena (orgs.) (2018), As Voltas do Passado: a guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Tinta da China

Martins, Bruno Sena (2017), Deficiência e Biomedicina: o corpo e as lutas pelo sentido, in Marcia Moraes, Bruno Sena Martins, Fernando Fontes, Luiza Teles Mascarenhas (org.), Deficiência em Questão. Rio de Janeiro: Nau, 21-49

Martins, Bruno Sena; Fontes, Fernando; Hespanha, Pedro; Berg, Aleksandra (2017), Investigação emancipatória da deficiência em Portugal: desafios e reflexões, in Marcia Moraes, Bruno Sena Martins, Fernando Fontes, Luiza Teles Mascarenhas (org.), Deficiência em Questão. Rio de Janeiro: Nau, 51-74