Isabel Caldeira

Isabel Caldeira é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 1987, onde passou a integrar o Núcleo de Estudos Culturais Comparados e fez parte da Direcção de 1994 a 1996. É Professora Associada na Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em 1993 em Literatura Americana na Universidade de Coimbra, defendendo a tese "A Cicatriz da Palavra: História, Mito e Literatura na Ficção de Toni Morrison". Lecciona na FLUC, na Licenciatura em Línguas Modernas, bem como nos programas de 2º e 3º ciclos em Estudos Americanos e Estudos Feministas. Tem integrado várias equipas de investigação em projectos do NECC, de que destaca "Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo" e "Intelectuais, Cultura e Sociedade". Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e afro-americanos; estudos literários e culturais comparados (a diáspora africana). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (APEAA), pertenceu ao Board da EAAS e é presentemente Diretora da Op.Cit., Revista de Estudos Anglo-Americanos.

Caldeira, Isabel (2020), Black Women Writers in the Americas: the Struggle for Human Rights in the Context of Coloniality, in Herrera-Sobek, María, Lomelí, Francisco A. and Kirschner, Luz Angélica (org.), Human Rights In The Americas. London, New York: Routledge

Caldeira, Isabel (2020), Edwidge Danticat: The Ethics of a Disobedient Writing, in Butler, Maia, Davis-McElligatt, Joanna and Feifer, Megan (org.), Narrating History, Home, and Nation: Critical Essays on Edwidge Danticat. Jackson, MIississippi: University Press of Mississippi

Caldeira, Isabel (2019), Mapping Gender, Race, Class, and Intersectionality, in Marinela Freitas, Ana Luísa Amaral, Maria de Lurdes Sampaios e Alexandra Moreira da Silva (org.), Legados e heranças: Políticas (inter)sexuais hoje. Porto: Edições Afrontamento e ILCML, 115-126