Miguel Bandeira Jerónimo

Miguel Bandeira Jerónimo (PhD King's College London, 2008) é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É Professor no programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES) da Universidade de Coimbra (desde 2012), do qual é co-coordenador científico (desde 2016). É ainda Professor Assistente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Foi Investigador no Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália), Professor Visitante na Universidade de Brown (EUA, 2001 e 2012) e Investigador Visitante no King's College London, Universidade de Londres (2012-2013). Entre 2009 e 2015 foi investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de pesquisa centram-se na História Global e Comparada do Imperialismo e do Colonialismo (Sécs. XVIII-XX). Em 2010, publicou Livros Brancos, Almas Negras: A "Missão Civilizadora" do Colonialismo Português, c. 1870-1930 (Imprensa de Ciências Sociais). Em 2012, publicou A Diplomacia do Imperialismo. Política e Religião na Partilha de África (1820-1890) (Edições 70) e editou O Império Colonial em Questão (Edições 70). Em 2014 co-editou Portugal e o fim do Colonialismo. Dimensões internacionais e, em 2015, The ends of European colonial empires: Cases and comparisons (Palgrave) e Os passados do presente: Internacionalismo, imperialismo e a construção do mundo contemporâneo (Almedina). Em 2015 publicou ainda The "Civilizing Mission" of Portuguese Colonialism (c.1870-1930) (Palgrave). Em 2017 e 2019, co-editou Internationalism, imperialism and the formation of the contemporary world e Resistance and Colonialism. Insurgent Peoples in World History, respectivamente. Coordenou o projecto internacional Internationalism and Empire: The Politics of Difference in the Portuguese Colonial Empire in Comparative Perspective (1920-1975) e o projecto Change to Remain? Welfare Colonialism in European Colonial Empires in Africa (1920-1975), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Coordena actualmente o projecto internacional The Worlds of (Under)Development: processes and legacies of the Portuguese colonial empire in a comparative perspective (1945-1975), também financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É ainda co-editor da colecção História & Sociedade nas Edições 70 e da colecção The Portuguese Speaking World: Its History, Politics and Culture na Sussex Academic. É co-editor do E-Journal of Portuguese History (Brown University).

Livro

Bandeira Jerónimo, Miguel; Monteiro, José Pedro; Ana, Guardião; Hugo, Dores (orgs.) (2020), Os impérios do internacional: Perspectivas, genealogias e processos. Lisboa: Almedina

Bandeira Jerónimo, Miguel; Monteiro, José Pedro (2020), "Os inventores dos direitos humanos em África: Portugal, o colonialismo tardio e o regime de direitos humanos da ONU", in Hugo Dores, Ana Guardião, Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro (org.), Os impérios do internacional: Perspectivas, genealogias e processos. Lisboa: Almedina, 117-156

Bandeira Jerónimo, Miguel; Monteiro, José Pedro; Guardião, Ana; Dores, Hugo (2020), "Trajectórias imperiais e os mundos do "internacional": casos, dinâmicas e perspectivas", in Hugo Dores, Ana Guardião, Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro (org.), Os impérios do internacional: Perspectivas, genealogias e processos. Lisboa: Almedina, 7-27