Seminário

Teologias Feministas e Feminismo

20 de abril de 2017, 16h30

Sala 15 (4.º Piso), Faculdade de Letras da UC

Resumo

Subordinado ao título Teologias Feministas e Feminismo, este Seminário propõe-se duas finalidades: (1) mostrar a importância das Teologias Feministas para a implantação de representações mais igualitárias entre Mulheres e Homens e (2) dar a conhecer as dimensões, os textos e os nomes mais determinantes das Teologias Feministas.
Nesse sentido, desenvolver-se-á em três direções:
(1) a primeira, de natureza introdutória, procura explicitar a importância das Teologias, quaisquer que sejam, para a determinação das representações antropológicas de cada sociedade e época, e, por essa via, para a configuração de um quadro simbólico que impulsione ou dificulte uma cabal e digna representação de si, de cada ser humano.
(2)  a segunda, de natureza metodológica, procura sensibilizar para a necessidade de uma releitura dos textos sagrados e dos temas clássicos da Teologia, no quadro do desenvolvimento de uma hermenêutica da suspeita.
(3) a terceira, estritamente teórica, procura estabelecer um quadro informativo sobre as Teologias Feministas.

Intervenções de Teresa Toldy (CES/UFP) e Fernanda Henriques (Universidade de Évora)


Notas biográficas

Teresa Maria Leal
de Assunção Martinho Toldy é doutorada em Teologia (área da Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt/Alemanha), Mestre em Teologia (ramo de Teologia Sistemática) pela Universidade Católica Portuguesa, Licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora Associada com Agregação em Estudos Sociais na Universidade Fernando Pessoa (Porto), em regime de exclusividade. Docente desta universidade na área da Ética. Presidente da Comissão de Ética da mesma instituição. Investigadora do CES, onde co-coordena o POLICREDOS, juntamente com Tiago Pires Marques. Presidente da Associação Portuguesa de Teologias Feministas e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, entre 2009 e 2014. Domínios de Especialização: Religião; Estudos feministas. Outros domínios: Cidadania. Com várias obras publicadas na área da religião e dos estudos feministas.

Fernanda Henriques: Nascida em Torres Vedras em 1946. Formação em Filosofia nas Universidades de Lisboa (Licenciatura, 1974; Mestrado, 1989), Évora (Doutoramento, Universidade de Évora, 2002). Professora na Universidade de Évora, desde 1995, onde criou – e foi Directora – o Mestrado em Questões de Género e Educação para a Cidadania. Directora do Curso de Doutoramento em Filosofia, até 2010-2011. Membro do Advisory Board da revista ex aequo – Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Membro do Grupo Instalador da Associação Portuguesa de Teologia Feminista. Membro do Conselho Editorial da Editora e Livraria Distacco,  sediada no Estado de São Paulo, no Brasil. Conselheira do Conselho Nacional de Ética no mandato de 2003 a 2008.

 
Organização do Programa de Doutoramento "Estudos Feministas" no âmbito dos Seminários de Investigação e Discussão