Imagem inspirada na ilustração de Demirel Selçuk, disponível em: http://bibliotecasemrede.blogspot.pt/2010/12/turbilhao-de-ideias.html

PT

EN
Apresentação

PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?

Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?

SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!

Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.

Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.

Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os dois módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!

Informações

Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova (NHUMEP), Nancy Duxbury (CCArq), Maria José Carvalho (Biblioteca Norte|Sul), Rita Alcaire (Investigadora Júnior), Francisco Freitas (Investigador Júnior),  Daniel Neves (Investigador em Pós-Doutoramento), Paula Sequeiros (POSTRADE),  Patrícia Taborda Silva (NHUMEP),  Joaquim Veríssimo (CES), Inês Lima (Biblioteca Norte|Sul); 

O quê?
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.

Quando?
Ano letivo de 2018/2019: outubro de 2018, março, abril de 2019

Como?
Através de sessões práticas organizadas em 2 módulos

Para quem?

  • Participantes internos (i.e. com ligação ao CES) – doutorandos, investigadores juniores, investigadores permanentes e investigadores em pós-doutoramento
  • Funcionários CES
  • Participantes externos

Número de participantes:
25 no módulo 1;
25 no módulo 2;

Taxa de inscrição por módulo:
25€ participantes internos
40€ participantes externos

Línguas:
Português e Inglês*

Convidados/as e Formadores/as:

  • Investigadores/as do CES, cujas publicações têm sido produzidas em diferentes línguas;
  • Bibliotecários/as e cientistas sociais e das humanidades;
  • Formadores/as que partilharão dicas e as suas técnicas preferidas;
  • Representantes das editoras nacionais e internacionais;
  • Participantes internacionais; Investigadores/as internacionais.


NOTA: A língua preferencial será o português contudo, poderá estar sujeita a alteração de acordo com a proveniência linguística dos/as convidados/as.

1.º Módulo
Recursos da Biblioteca Norte|Sul; Citar e Referenciar: Normas e Estilos; Repositórios; Identificação do/a investigador/a

17 de outubro de 2018, 10h00-13h00 | Sala Doutoramento 1, Dep. de Arquitetura da UC
Saúde mental na academia
Orador: Marco Pereira (FPCE-UC/ CINEICC | Psicólogo. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra)

30 de outubro de 2018,, 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Catálogos, Bases de dados e Repositórios - Maria José Paiva Fernandes Carvalho

14 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Gestão bibliográfica, Citar e referenciar, Plágio - Maria José Paiva Fernandes Carvalho

21 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Publicações periódicas e Fator de impacto - Maria José Paiva Fernandes Carvalho
ORCID: Identificação do/a investigador/a - Joaquim Veríssimo

28 de novembro de 2018, 10h00-18h00 | CES-Alta
Gestão de informação bibliográfica: Zotero e Mendeley - Francisco Freitas

Inscrição
25€ Doutorandos/as e Comunidade CES
40€ Público em Geral

Mais Informações e Inscrição
Dúvidas ou Sugestões

Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.