Imagem inspirada na ilustração de Demirel Selçuk, disponível em: http://bibliotecasemrede.blogspot.pt/2010/12/turbilhao-de-ideias.html

PT

EN
Apresentação

PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?

Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?

SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!

Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.

Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.

Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!

KICK-OFF
2021/2022

2 e 3 de novembro de 2021

Visitas guiadas às bibliotecas das Faculdades com quem o CES tem parcerias de Doutoramento e, ainda, à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). Estas visitas serão orentadas por Profissionais da Ciência da Informação e direcionadas a alunos/as dos Programas de Doutoramento do CES.


PROGRAMA

2 de novembro, 2021

10h00-13h00 -  Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
14h30-16h30 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Lotação máxima de 20 pessoas]


3 de novembro, 2021
10h00-12h00 -  Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
14h30-16h30 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Lotação máxima de 20 pessoas]

Mais Informações e Inscrição

Módulo 1
Recursos da BNS: Catálogo, Bases de Dados; Referenciar, citar; Zotero e Mendeley; Publicações Periódicas: Fatores de Impacto; Orcid

10, 11, 23, 24 de novembro de 2021: 9h30-12h30 / 14h30-17h30  || 2 de dezembro de 2021: 9h30-13h00 / 14h30-17h30 || 7 de dezembro de 2021: 10h00-12h30

Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!


PROGRAMA

1ª Sessão | 10 de novembro, 2021
 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h30: Recursos da BNS e catálogos do SIBUC; Gestão de dados bibliográficos; Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

2ª Sessão | 11 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 1
9h30-12h30/ 14h30-17h30: Citar e Referenciar: Normas e estilos; Plágio; Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

3ª Sessão | 23 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h00:  Zotero e Zotero Hands-On - Gestão de conteúdos bibliográficos; Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa ZoteroFrancisco Freitas (Doutorando CES; investigador especializado em análise e tratamento de dados)

4ª Sessão | 24 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h00: Mendeley e Mendeley Hands-On - Gestão de conteúdos bibliográficosContribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa MendeleyFrancisco Freitas (Doutorando CES; investigador especializado em análise e tratamento de dados)

5ª Sessão | 2 de dezembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-13h00 / 14h30-15h00: Publicações periódicas e Factores de Impacto. Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)
15h00-17h30: Identificação do/a investigador/a: Iniciação ao ORCIDJoaquim Veríssimo (Gestor de Informação Científica CES, Gabinete de Apoio às Publicações)

6ª Sessão | 7 de dezembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
10h00-12h30: Gestão e terapia do stress em contexto académico; Marco Pereira (Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra I Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental)


NOTA | Inscrições obrigatórias. Lotação máxima de 20 participantes. Pagamento de 25€ pelas 6 sessões e visita aos espaços da UC. Não haverá reembolso caso os/as inscritos/as não compareçam a alguma das formações.

 

Mais Informações e Inscrição
Oficina I
Desafio: Senta-te e Escreve

7 de dezembro de 2021, 14h30-17h30

Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

As Oficinas Senta-te e Escreve do Ciclo Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao turbilhão destinam-se a partilhar boas práticas de escrita, em ambiente descontraído e concentrado. No âmbito destas sessões práticas, espera-se que os/as participantes aprendam a controlar o tempo de produção de escrita académica, compreendam a relevância do espaço e das rotinas/hábitos. A série estimulará os/as investigadores/as em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com outros/as participantes.

Sobreviva ao turbilhão!


PROGRAMA

Oficina de Escrita Académica 
coordenada por Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

[Inscrição: 5€ | Lmitada a 20 pessoas]
 

Mais Informações e Inscrição
Dúvidas ou Sugestões

Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.