Titular da Cátedra

Ivani Ferreira de Faria (fariaivani@gmail.com), no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017, é titular da Cátedra CAPES/CES de Ciências Sociais e Humanas. Atualmente, é professora de Geografia Política do Brasil, Diagnóstico Socioambiental e Ação Participativa e Ensino via Pesquisa no curso de Geografia, onde orienta várias pesquisas no Curso de Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. É pesquisadora/líder de Grupo de Pesquisa “Dabukuri – Planejamento e Gestão do Território na Amazônia “, CNPq. Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES; mestre em Geografia Humana (1997) e doutora em Geografia Física (2007) pela Universidade de São Paulo/USP, e Pós Doutora pela Universidade Autônoma do México/UNAM e Universidade Pedagógica Nacional do México/UPN.

Foi coordenadora acadêmica do Curso de Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável (2009-2016) - turmas Tukano, Baniwa/Kuripako, Nheegatu, Yanomami e Satere-Mawé - e participou de sua criação junto aos povos indígenas. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, onde atua como professora efetiva com orientação de mestrandos e doutorandos.

Seus projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPQ e FAPEAM versam sobre: diagnóstico socioambiental em Unidades de Conservação; planejamento e gestão territorial e mapeamento participante em áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas); ecoturismo de base comunitária; gestão do território em terras indígena e etnodesenvolvimento; e educação indígena e geopolítica ambiental utilizando a pesquisa participante e aprendizagem pela pesquisa e demais metodologias participantes.