Titulares anteriores

Luís Eduardo Aragón

Luis Eduardo Aragón Vaca (1947-). Colombiano, residente permanente no Brasil desde 1976. Possui graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Educação da Universidade Nacional da Colômbia, mestrado e doutorado em Geografia da Michigan State University, pós-doutorado em estudos populacionais da Brown University, e em estudos latino-americanos da Universidade de Estocolmo, e cursos especiais em planejamento regional e gestão da cooperação internacional. Exerceu as funções de Secretário Executivo da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e de Coordenador da Assessoria Especial de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Tem sido professor/pesquisador visitante da Universidade de Swansea (País de Gales) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) do Equador.

Desde 1976 é professor e pesquisador do NAEA, e atualmente é fellow do Programa LEAD (Leadership for Environment and Development), Coordenador da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável, da Universidade Federal do Pará. Conta com ampla experiência em programas da UNESCO, e de outros organismos de cooperação internacional e nacional. Tem experiência acadêmica principalmente na área de Geografia humana, com ênfase em cooperação internacional, atuando em temas como desenvolvimento sustentável, educação superior, população, meio ambiente e ciência e tecnologia da Amazônia. É bolsista de produtividade do CNPq (Brasil).

No CES desenvolveu o seu plano de investigação enquanto titular da Cátedra Milton Santos, tendo  proferido a sua aula inaugural – Amazônia no Atual Contexto Internacional e organizado o colóquio internacional As Lutas pela Amazônia no Início do Milénio.

Elson Manoel Pereira

No CES entre fevereiro e julho de 2016, Elson Manoel Pereira é titular da Cátedra CAPES/CES de Ciências Sociais e Humanas. Pesquisador do CNPq, Licenciado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), Doutorado em Doctorat Urbanisme et Aménagement - Institut d'Urbanisme de Grenoble (1999) e Pós-doutorado no Institut de Geographie Alpine (Grenoble). Atualmente é professor de Planejamento Urbano do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina; foi vice-diretor do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC e vice coordenador do Programa de Pós-Gradução em Geografia; foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR.

É pelo segundo mandato conselheiro do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, representante da ANPUR no período 2009-2011. Foi coordenador do Plano Diretor para o Campus Universitário da UFSC. Fez parte da representação da UFSC no Núcleo Gestor do Plano Diretor de Florianópolis; é parecerista ad-hoc do CNPq e do Scientific Electronic Library Online - SciELO - Brasil; é professor visitante do Instituto de Urbanismo de Grenoble -França e foi professor convidado da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM); é Consultor da CAPES; foi membro da Comissão de Avaliação da Pós-Graduação em Geografia até 2013. Foi candidato a prefeito de Florianópolis-SC e deputado estadual em Santa Catarina.

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, espaço urbano, urbanismo, participação popular e políticas públicas.