Procurar

Investigação - Luís Eduardo Aragón

AMAZÓNIA NO ATUAL CONTEXTO INTERNACIONAL

1. Objetivo

Ao longo de 12 meses o Prof. Aragón, titular da Cátedra Milton Santos, propõe-se realizar atividades de investigação, de docência, de disseminação de conhecimentos, e de fortalecimento da cooperação internacional, entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade de Coimbra. Todas as atividades têm como eixo central debater, aprofundar e divulgar conhecimento sobre a realidade amazónica no atual contexto internacional.

2. Por que Amazónia

O processo de globalização, a mundialização dos mercados, o extraordinário avanço das telecomunicações, a modernização dos transportes, e o fortalecimento da sociedade e do mercado do conhecimento, entre outros fatores, modificaram profundamente a geografia mundial. Neste contexto, a Amazónia passa a ter papel preponderante tanto pelo enorme capital natural que possui, como pela necessidade da exploração desse capital de forma sustentável dado o papel que a região desempenha nas mudanças climáticas globais. Nesse sentido, a Amazónia tornou-se uma questão nacional e global, atingindo debates nas mais altas esferas e foros políticos e científicos; mas ainda, hoje como outrora, e apesar dos múltiplos avanços, há muito por conhecer.

As visões míticas da Amazónia, de vazio demográfico, inferno verde, ou pulmão do mundo foram superadas, gerando um lento processo de construção duma nova visão da região. Atualmente reconhece-se que a riqueza maior da região é a sua biodiversidade, a sua floresta, enfim o seu capital natural, e que as atenções devem ser voltadas para o desenvolvimento sustentável de tal forma que vá ao encontro das necessidades das populações que ali vivem.

3. Investigação

A investigação será desenvolvida em dois grandes eixos:

1)
Produzir um livro que analise a “questão amazónica” no atual contexto internacional. O titulo provisório do livro é “Reinventando a Amazónia: Cinco temas para um debate”. O livro, de aproximadamente 150 páginas, abordará as grandes questões que tratam da Amazónia hoje, tanto nos países amazónicos como nos grandes debates internacionais.

2) Produzir um artigo científico sobre a migração de brasileiros para Portugal, destacando a participação de migrantes provenientes da Amazónia brasileira, e o impacto que a atual crise económica portuguesa pode ter nesse fluxo migratório, inclusivé, com possível retorno ao país de origem. Esse estudo utilizaria a base de dados do CES sobre migrantes brasileiros em Portugal.

4. Docência

As atividades de investigação serão complementadas com atividades de docência, incluindo: (1) conferências em cursos de pós-graduação desenvolvidos no CES; e (2) apoio na orientação de estudantes de mestrado e doutoramento do CES e de outras instituições em Portugal.

5. Disseminação de conhecimentos

A disseminação de conhecimentos será realizada através da publicação dos estudos mencionados; das conferências proferidas nos cursos de pós-graduação; e da participação em eventos científicos, no país e no exterior.

6. Fortalecimento da cooperação internacional

A estada no CES permitirá analisar formas de fortalecer e ampliar a internacionalização dos programas do Núcleo de Altos Estudos Amazónicos e da Universidade Federal do Pará como um todo. Essa internacionalização pode dar-se através da participação de investigadores tanto do NAEA como do CES em projetos conjuntos, publicações, e intercâmbio de professores e estudantes. Estudantes do NAEA poderão beneficiar de bolsas sanduíche do CNPq e CAPES, para realizar parte de seu programa de pós-graduação na Universidade de Coimbra, e igualmente estudantes e professores de Coimbra poderão participar como investigadores associados do NAEA. Espera-se no final da estada estabelecer uma agenda de cooperação entre o NAEA e o CES que englobe diversas atividades de investigação, docência e intercâmbio académico.